Participei no debate sobre o futuro do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) que decorreu ontem, 18 de Fevereiro. Das intervenções dos responsáveis presentes, retirei a seguinte conclusão:
O encerramento do SAP de Mangualde, quando for efectuado, será precedido de duas medidas complementares, as quais se traduzirão num significativo aumento da qualidade do atendimento dos utentes:
- A implementação de um Call Center, (sistema não vá – telefone!), o qual assegurará uma triagem, padronizada, muito mais eficiente do que a que é feita actualmente pelos médicos no SAP, desencadeando, também, as acções adequadas a cada caso;
- A implementação do sistema Golden Hour, de cumprimento obrigatório, que, como o próprio nome indica, assegurará que, no prazo de uma hora, nada de mau acontecerá ao doente urgente.
Tudo boas notícias.
Só tive pena que uma das perguntas que lá fiz não tivesse obtido uma resposta objectiva. Era assim a questão:
De acordo com os números que obtive, durante o ano de 2005 houve 2124 utentes que recorreram ao SAP de Mangualde no período entre a meia-noite e as oito da manhã. Será que algum destes utentes, acometido por doença súbita e grave, não faleceu nem ficou inválido pelo simples facto de ter sido atendido no SAP?
(Como normalmente faço, gravei. Fica aqui um cheirinho para fazer inveja aos que faltaram.)
Agnelo Figueiredo
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