18 de novembro de 2012

TRIBUNAL


Leio por aí que o Tribunal de Mangualde vai perder um número considerável de competências.
Se for verdade, será mau para os mangualdenses, sem margem para discussão.
Todavia, esta lógica de encerramentos de serviços de proximidade já vem de há muito. Um dos primeiros casos de que me lembro foi o das maternidades. Praticamente, passou a nascer-se apenas nas capitais de distrito. E isto, para nem falar do caso das escolas primárias, onde o nosso concelho foi grandemente afetado. São muitas as que já encerraram e outras se seguirão. Dentro de poucos anos apenas haverá escolas primárias na cidade.
Com isto, quero dizer que nesta lógica de "racionalização", nenhum setor escapa.
Só que os encerramentos destes diversos setores não afetam igualmente a população. Há aqueles que causam pouco transtorno e há os que provocam grandes contrariedades.
Na minha opinião, o encerramento que mais impacto causou na população de Mangualde foi o do Serviço de Urgência do Centro de Saúde.
Hoje, por exemplo, um miúdo que torça um pé numa aula de Educação Física é tratado no hospital de Viseu. A ambulância nem passa pelo Centro de Saúde. Segue directamente para Viseu. E, com o aluno, segue para Viseu uma funcionária, e é a Viseu que os pais terão de o ir buscar. Um enorme transtorno.

Paradoxalmente, muitos dos que agora choram lágrimas de crocodilo pela alegada perda de competências do nosso Tribunal foram grandes defensores do encerramento dos Serviços de Urgência. Até sessões de esclarecimento das "vantagens" do encerramento publicitaram e promoveram.

Talvez porque o Governo de então era outro?


15 comentários:

BlueShell disse...

Do Tribunal...passámos ao Centro de Saúde! Bem! (estas coisas deixam-me "fula", pois já não tenho idade, ou paciência para estes malabarismos).
Gosto das coisas com seriedade e integridade!Gosto de retidão.
Mas vamos lá então.

Deduzo ...pelo que escreves... que sim, que estás de acordo ...
"...esta lógica de encerramentos de serviços de proximidade já vem de há muito."
Sim...e seria mais fácil um encarregado de Educação ter o seu educando na escola da Localidade e não num Agrupamento a Km de distância carecendo, por isso, de transporte (público ou privado, não interessa).
Porque se há" aqueles que causam pouco transtorno e há os que provocam grandes contrariedades."!

Portanto...também és contra a formação de AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS... (apesar de seres Diretor de um)...Hummmmm...mmmm...mmm (Nem sei que te diga...só posso imaginar a tua imensa a constante infelicidade, Agnelo. São partidas que a vida prega, uma fatalidade à qual o fado te condenou.)


Concordo que ir buscar uma criança lesionada numa aula de Ed. Física a Viseu, seja um grande transtorno.para mim seria. Mas... na altura discutia-se o fecho do C.S DURANTE A NOITE APENAS; o Gov. de Sócrates não fechou as extensões dos Centros de Saúde nem fechou qualquer serviço de saúde em Mangualde (que eu me lembre, pelo menos- recorda-me). Só FECHARAM COM ESTE GOVERNO!!! Tem coragem de defender as medidas deste Governo em vez de tentares sistematicamente culpabilizar os outros, OKay?

E quanto ao Tribunal...não se trata apenas de "perda de competências"! Trata-se de um futuro fecho! E se tens carro, Tempo e condições para ir a Viseu nos teus múltiplos processos...o comum cidadão mangualdense...não tem.

A Justiça só é Justiça se for Célere e Próxima dos habitantes!!!

BlueShell disse...

para refleXÃO:

"Estou convencido de que, apesar dos enormes obstáculos existentes, há uma obrigação crucial que recai sobre todos nós enquanto cidadãos: de com uma determinação intelectual inflexível, inabalável e feroz definir a verdade autêntica das nossas vidas e das nossas sociedades. É de facto uma obrigação imperativa.
Se essa determinação não se incorporar na nossa visão política, não tenhamos esperança de restaurar aquilo que já quase se perdeu para nós — a dignidade do homem."

Harold Pinter,

BlueShell disse...

...E TAMBÉM PARA REFLEXÃO:

(…)”À interrogação a que se não responde inventamos uma resposta, condensando a interrogação em pergunta. “

Vergílio Ferreira


PORQUE SIM!!!

interessado disse...

O tribunal de Mangualde podia ter ficado muito melhor se o presidente da câmara não tivesse assinado a carta de solidariedade com os concelhos que iam ficar sem tribunal. Agora já não fecham e tiram processos ao de Mangualde. Parabéns.

Anónimo disse...

O fecho...se o houver...causa imensos transtornos a quem tem vários processos por ano em tribunal.
Quantos proceessos tem em média cada cidadão?
Eu...ao longo dos meus cinquenta e cinco anos, nenhum

Anónimo disse...

Gosto das coisas com seriedade e integridade! (estas coisas deixam-me "fulo", pois já não tenho idade, ou paciência para estes malabarismos).
Gosto das coisas com seriedade e integridade!Gosto de retidão.


Eu...ao longo dos meus 55 anos,fui dezenas de vezes ao Centro de Saúde de urgência ( eu eos meus amigos, conhecidos e até inimigos)

Anónimo disse...

Prof. Agnelo este seu post é mentiroso! Toda a gente sabe quem sempre lutou e se debateu fortemente contra o encerramento da urgência do centro de saúde de Mangualde,independentemente do partido político que governava Portugal, uma batalha que graças a Deus foi ganha e graças em particular à força, determinação, influência e trabalho de um mangualdense, e nem preciso de dizer o nome dele, todos sabem de quem falo. E continuaremos todos nós, mangualdenses, a lutar por manter o tribunal e as Juntas Freguesia e tudo o mais nos queiram roubar, lutaremos contra um governo liderado pelo PSD/CDS, sedento de cortar a direito sem ter em atenção os interesses,a qualidade de vida, a história e tradição dos cidadãos.
Não invente, nem tente confundir as pessoas, assumam-se!!! Tenham vergonha!!!
Já que não conseguem fazer nada(nem se quer se dão ao trabalho)para ajudar, ao menos, reduzam-se à vossa insignificância e fiquem caladinhos.

Agnelo Figueiredo disse...

Senhor Anónimo

Começa a falar no singular e acaba no plural. Faz mal. Este blogue não reflete nenhuma posição coletiva. Apenas a minha.
Portanto, não tente meter-me em coisas onde não estou nem quero estar.

Com que então o Serviço de Urgência em Mangualde não encerrou?
Então vá perguntar aos bombeiros, por exemplo.

Mas que grande palerma, seja você quem for.

Anónimo disse...

Toda a gente sabe quem sempre lutou e se debateu fortemente contra o encerramento da urgência do centro de saúde de Mangualde,independentemente do partido político que governava Portugal...eu não sei... o que fez?
Meteu uma cunha? Pagou?
Deixe-se de M...
Juntas de Freguesia?
Um representante do Município em cada uma.
O dinheiro que recebem mal chega para se pagarem a si próprios.
Obras?
Com que dinheiro e competências?
Deixe-se de histórias
Assente ois pé na terra

Isabel disse...

Anónimo das 21:11 e das 21:18:

Olha, fica-te mal. Só isso. Não tens nenhum processo? Até ver...
E isso de descompor as pessoas quando não se têm argumentos não é ser íntegro nem reto, Okay?

Isabel

Anónimo disse...

Engenheiro, você aguenta aqui cada maluco/a

Interessado disse...

Diz o mocho que foi o PSD que fechou a urgência em Mangualde. Que falta de vergonha na cara. Toda a gente sabe que ainda foi no tempo de "inginheiro" do PS.

Isabel (Whiteball) disse...

Se o "Interessado" me permitir( e o dono deste blog também...)deixe-me dizer-lhe que deve ter mais cuidadinho na língua quando fala do meu marido, Okay?
Exponha a sua opinião mas não desatine. Diga de sua justiça mas tenha tento no modo como fala. Não lho admito, compreendeu?
Diga que não concorda, venha com provas, com dados...desminta...mas com respeitinho, certo????

É que o Blog "Mocho" também é meu! Ah...não sabia! Pois ...há muitas coisas que não sabe, pelos vistos!

Mas siga o meu conselho...peço-lhe!

Anónimo disse...

Marido ou marinho?

Anónimo disse...

queria eu dizer "maridinho"