9 de maio de 2008

Educação... cada um tem a que quer!

ATENÇÃO:
Este texto está sujeito ao regime da Propriedade Intelectual, não podendo ser reproduzido por qualquer meio sem expressa autorização do autor, que SOU EU! Excepciona-se o caso da reprodução integral, para o que bastará a informação prévia. Depois não venham dizer que não sabiam e coisa assim e tal!

Pois no jornalzinho lá vem mais uma bicadita de ave, neste caso de um pardal, à minha pessoa. Diz o escriba que não são educativas as fotos dos “aviões” que, de quando em vez, coloco no meu blog (não é neste; é no “outro”…).
Ora acontece que tenho exactamente a opinião contrária. Eu até as publico lá com finalidades educativas!
Passo a explicar:
Imaginemos que neste nosso país, onde se fazem tantas experiências pedagógicas, o Governo se atrevia a criar, em regime experimental, a disciplina “Gostar de Mulheres”. Seria uma disciplina de carácter teórico, obviamente. Como programa, o governo poderia propor temas como: “Cabelo”, “Olhos”, “Lábios”,… “Introdução à Lingerie”, ...
Esta disciplina deveria ser recomendada para utentes do sexo masculino. Mas apenas recomendada. Em opção haveria a disciplina “Gostar de Homens”, sendo esta a recomendada para utentes do sexo feminino. Não imagino qual pudesse ser o programa desta última, mas estou certo de que o tal pardal, tendo em conta o posicionamento que revela, terá grande facilidade em o sugerir num dos próximos números.
Para assegurar a pluralidade, a diversidade, a democracia, o “todos diferentes, todos iguais” e o direito à auto-determinação, qualquer das duas disciplinas poderia vir a ser frequentada pelos utentes que não se viessem a sentir atraídos pela disciplina inicial.
No sentido de garantir os direitos das “giletes” (*), seria sempre salvaguardada a possibilidade da frequência simultânea de ambas as disciplinas, mediante a aceitação escrita, assinada pelo encarregado de educação pai mãe progenitor, do aumento da carga horária.
Os utentes não seriam sujeitos a qualquer tipo de avaliação, garantindo-se, assim, a inexistência de "chumbos".
Não perspectivo qualquer problema ao nível do recrutamento dos docentes: prova pública perante o Conselho Geral.
Ao fim de três anos, uma comissão paritária e interministerial, constituída ad hoc, procederia à avaliação da experiência, elaborando as recomendações consideradas pertinentes.
...
Hummmm... Isto ainda vai dar em tese de mestrado doutoramento!


(*) Gilete é aquela lâmina de barba, já pouco vista nos dias de hoje, que tanto corta de um lado, como do outro.

Sem comentários: