21 de fevereiro de 2008

O milagre de Fátima Mangualde


É um tema que já aqui foi tratado.
Na altura, para ilustrar que o nosso concelho ficava, sensivelmente, a fechar o primeiro terço do ranking da Qualidade de Vida (1) elaborado pelo Observatório da Universidade da Beira Interior. Uma posição muito interessante para um concelho localizado num interior cada vez mais abandonado pelo governo central.
Só que hoje o Jornal de Notícias (edição em papel de 20/02/2008) trouxe-nos mais dados:

No distrito, depois de Viseu, Mangualde é o concelho que tem o mais alto Índice de Qualidade de Vida.

Ora, sendo nós um concelho onde, desde há 12 anos, alegadamente, não se investe na economia, nem na cultura, nem na educação, nem no desporto, nem na saúde, nem no ambiente, nem em nada, um concelho onde, alegadamente, reina a absoluta estagnação no atoleiro de um enorme marasmo, alegadamente, por responsabilidade de incompetentes relapsos, tudo isto contrariamente aos concelhos vizinhos que têm, alegadamente, registado progressos incomensuráveis nas mesmas áreas... ... ... só mesmo por... MILAGRE!

(eu gostava que estivéssemos mais acima na tabela... e havemos de estar... mas, caramba, haja decência!)

(1) segundo Pires Manso, autor do trabalho, juntamente com Nuno Simões, técnico do Observatório. "O índice tem em conta centenas de variáveis quantitativas, como o Produto Interno Bruto (PIB) ou o consumo, e variáveis qualitativas como a disponibilidade de bens culturais e outros de difícil medição", explica.

Sem comentários: