14 de fevereiro de 2008

Índice Concelhio de Qualidade de Vida

(não fosse o anónimo virgulino e esta tinha-me escapado)
É assim:

...
O Índice Concelhio de Qualidade de Vida, elaborado pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social, da Universidade da Beira Interior, baseia-se no anuário estatístico de 2004 do Instituto Nacional de Estatística. A equipa de investigadores aplicou "uma metodologia original e inovadora", segundo Pires Manso, autor do trabalho, juntamente com Nuno Simões, técnico do Observatório. "O índice tem em conta centenas de variáveis quantitativas, como o Produto Interno Bruto (PIB) ou o consumo, e variáveis qualitativas como a disponibilidade de bens culturais e outros de difícil medição", explica. Através de "técnicas estatísticas mais simples e outras mais elaboradas, como as multivariadas, caso da análise factorial", o índice avalia cada concelho em três factores: educação e mercado de emprego; infra-estruturas; ambiente económico e habitacional.
...
Na zona da Beira Serra, o concelho de Oliveira do Hospital surge como o mais bem classificado (154), seguido de Tábua (178), Góis (191), Seia (192), Arganil (193), Gouveia (206) e Celorico da Beira (225). No entanto, comparando com os concelhos vizinhos da região do Planalto Beirão, todos os concelhos da Beira Serra ficam atrás, com Mangualde (104) a liderar o ranking, seguido de Nelas (116), Santa Comba Dão (130) e Carregal do Sal (143).

Outros números:
... Covilhã - 118, Guarda - 123, Belmonte - 177, Fundão - 183, Proença-a-Nova - 197, V. V. Ródão - 209, Sertã - 226 ... ... ...

Sim, eu sei. Eu sei que deviamos estar no primeiro lugar e não no primeiro terço. Eu sei! Mas... de qualquer forma... Obrigado, ó virgulino!

Sem comentários: