7 de março de 2007

Estatuto editorial (again)

Nos últimos artigos, alguns comentadores insurgiram-se a propósito de determinada linguagem utilizada por outros comentadores.
Pois…

Em tempos que já lá vão submeti este blog ao regime da moderação de comentários. Não gostei da experiência.

Num blog, para além de outros aspectos, aprecio a visualização imediata do comentário que se produz.
Claro que podem surgir comentários malcriados, ofensivos, insultuosos, etc., quer para o próprio dono do blog, quer para terceiros. Pois podem... Esses ficarão expostos ao escrutínio geral até que o dono do blog, logo que os veja e no exercício da sua autoridade, decida da sua eliminação, ou não.
Parece-me, esta, uma prática mais saudável que a da moderação, já que não se trata de uma censura prévia. O comentário estará visível pelo menos até que o dono do blog o veja. Nunca se poderá levantar a suspeita sobre se alguns comentários não são publicados e sabe-se quais os que foram eliminados.
Como será óbvio, trata-se de um sistema que acarreta um maior nível de responsabilidade ao dono do blog. Não se pode esquecer que o blogger é sempre corresponsável – pela sua condição – por todos os comentários publicados: mantê-los sem lhes fazer qualquer crítica, implica, no mínimo, a não oposição ao respectivo conteúdo.
É por esta razão que, com alguma frequência, elimino comentários publicados.
Também há outras ocasiões em que não os apago, preferindo demarcar-me, sem tibiezas, do comentário.
E também há casos em que obrigo o comentador ofensivo a mudar de IP...

Por fim, quero deixar claro que má criação não é dizer palavrões…

Sem comentários: