8 de fevereiro de 2006

Quem mente?

Num comentário ao meu artigo sobre o encerramento de escolas, veio o Martins “sossegar” o público, aludindo a um desmentido da DREC quanto às intenções do Governo encerrar Jardins de Infância, aproveitando para dizer que eu, na qualidade de autarca, tinha de “parar um bocadito na tentativa de agitação”.
Fiquei, devo dizê-lo, irritado.
E, em conformidade, sou obrigado a desmentir o desmentido aqui trazido à colação. Como sempre, faço-o através de documentos. Então, fica aqui um excerto do e-mail, enviado pela DREC, que, embora não tenha sido recebido nos serviços do Município, me foi gentilmente reencaminhado por um amigo que é Presidente do Conselho Executivo de uma escola. Transcrevo-o:


Exmo(a) Senhor(a): Presidente do Conselho Executivo
À semelhança do que está a ser feito com a rede do 1º ciclo do ensino básico, pelas mesmas razões e pretendendo atingir os mesmos objectivos, estamos também empenhados na requalificação da rede da educação pré-escolar, considerando que, quando confrontados, em muitos casos, com reduzidas frequências, julgamos não estar a contribuir para o sucesso educativo das gerações vindouras. Um estudo relativo ao corrente ano escolar, ao nível da área de abrangência desta Direcção Regional, revelou os seguintes dados:


Nº TOTAL DE JARDINS DE INFÂNCIA : 1147
Nº JARD. INFÂNCIA COM FREQUÊNCIA ENTRE ( 1 a 5 crianças): 72 (6%)
Nº JARD. INFÂNCIA COM FREQUÊNCIA ENTRE (6 a 10 crianças): 211 (18%)
Nº JARD. INFÂNCIA FREQUÊNCIA ENTRE (11 a 15 crianças): 354 (31%)
Nº JARD. INFÂNCIA FREQUÊNCIA (>=16 crianças): 510 (45%)

Da sua análise infere-se que quase 25% dos jardins de infância são frequentados por menos de dez crianças. Assim, solicitamos que, em articulação com os parceiros educativos locais, designadamente, Autarquias e Coordenação Educativa, perspective a suspensão do funcionamento, para o próximo ano escolar, de alguns jardins da área de influência desse Agrupamento de Escolas que possam constar ou não dos ficheiros que se anexam. A frequência indicada poderá não estar actualizada, pelo que serve apenas de mera indicação.

(o vermelho fui eu que pintei)

E, para ficar um completo desmentido, fica também uma imagem de parte do mapazinho que vinha anexo (ver abaixo).

Ora, de acordo com o Martins, a DREC veio dizer que "a informação disponibilizada às escolas e autarquias visou apenas permitir um conhecimento mais aprofundado da situação, nomeadamente a caracterização da rede de jardins-de-infância com frequência reduzida".

Então? Quem mente?


Sem comentários: