Fiquei, devo dizê-lo, irritado.
E, em conformidade, sou obrigado a desmentir o desmentido aqui trazido à colação. Como sempre, faço-o através de documentos. Então, fica aqui um excerto do e-mail, enviado pela DREC, que, embora não tenha sido recebido nos serviços do Município, me foi gentilmente reencaminhado por um amigo que é Presidente do Conselho Executivo de uma escola. Transcrevo-o:
Exmo(a) Senhor(a): Presidente do Conselho Executivo
À semelhança do que está a ser feito com a rede do 1º ciclo do ensino básico, pelas mesmas razões e pretendendo atingir os mesmos objectivos, estamos também empenhados na requalificação da rede da educação pré-escolar, considerando que, quando confrontados, em muitos casos, com reduzidas frequências, julgamos não estar a contribuir para o sucesso educativo das gerações vindouras. Um estudo relativo ao corrente ano escolar, ao nível da área de abrangência desta Direcção Regional, revelou os seguintes dados:
Nº TOTAL DE JARDINS DE INFÂNCIA : 1147
Nº JARD. INFÂNCIA COM FREQUÊNCIA ENTRE ( 1 a 5 crianças): 72 (6%)
Nº JARD. INFÂNCIA COM FREQUÊNCIA ENTRE (6 a 10 crianças): 211 (18%)
Nº JARD. INFÂNCIA FREQUÊNCIA ENTRE (11 a 15 crianças): 354 (31%)
Nº JARD. INFÂNCIA FREQUÊNCIA (>=16 crianças): 510 (45%)
Da sua análise infere-se que quase 25% dos jardins de infância são frequentados por menos de dez crianças. Assim, solicitamos que, em articulação com os parceiros educativos locais, designadamente, Autarquias e Coordenação Educativa, perspective a suspensão do funcionamento, para o próximo ano escolar, de alguns jardins da área de influência desse Agrupamento de Escolas que possam constar ou não dos ficheiros que se anexam. A frequência indicada poderá não estar actualizada, pelo que serve apenas de mera indicação.
…
(o vermelho fui eu que pintei)
E, para ficar um completo desmentido, fica também uma imagem de parte do mapazinho que vinha anexo (ver abaixo).
Ora, de acordo com o Martins, a DREC veio dizer que "a informação disponibilizada às escolas e autarquias visou apenas permitir um conhecimento mais aprofundado da situação, nomeadamente a caracterização da rede de jardins-de-infância com frequência reduzida".
Então? Quem mente?

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