29 de julho de 2005

"Mangualde não paga água"

Foi título de artigos de jornais e motivo de peças radiofónicas.
Lamentável!
Vai ser preciso lembrar aos autarcas de Viseu, mais uma vez, e por isso utilizando formas mais "veementes", que a ETA de Fagilde não é de Viseu. Como também não o é a Barragem.
Tratam-se, ambas, de obras intermunicipais - Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo - com quotas proporcionais ao investimento e ao consumo de cada concelho.
Esta questão não é nova. Logo na fase de construção, o ex-Presidente Mário Lopes tentou, e muito bem, que fosse constituída uma comissão de gestão do emprendimento, com participação dos 4 municípios. Não conseguiu. Viseu sempre "fez-de-conta", intencionalmente, para melhor resolver o seu problema - abastecer a cidade de Viseu a todo o custo.
De facto, já em anos anteriores, sobretudo no Verão, os Serviços Municipalizados de Viseu só ligam as nossas (de Mangualde) bombas elevatórias (que também abastecem Nelas) quando não precisam de água para eles, o que até já provocou conflitos de alguma gravidade.
Actualmente, com a seca que aí está, o que Viseu quer é arranjar um estratagema para justificar os cortes que nos faz (e que quer aumentar)!!
Importa ainda alertar para outra motivação: a captação de "água bruta" que fazemos directamente da Barragem para abastecer a SIAF (CASCA), sendo que uma pequena parte é tratada na nossa ETA da Lavandeira para consumo doméstico. Viseu diz que lhe "roubamos" água... o que, é preciso dizê-lo, é falso! Na Barragem não falta água, e os estudos realizados dizem que não vai faltar (se a seca continuar mais um ano... não sei...).
O problema de Viseu não reside na falta de água, mas sim na falta de capacidade de tratamento (na ETA) e, mais ainda, na falta de capacidade de armazenamento da água tratada (depósitos na cidade).
Pude constatar que, efectivamente, devemos a nossa comparticipação nos custos relativa a meia dúzia de meses, como Nelas nos deve a nós. Mas, atenção, o verdadeiro problema não é esse. É o brutal aumento de consumo de água da cidade de Viseu, que provoca que algumas zonas só tenham água durante algumas horas.
É preciso estar alerta...

Sem comentários: