17 de janeiro de 2012

Light-Emitting Diode

Desde hoje que a minha rua, a Cónego Manuel Monteiro, passou a ser iluminada com LED. Um luxo, quer ao nível do fluxo luminoso, quer no que respeita à restituição de cor. Para o comprovar basta observar a foto.
Acresce que este tipo de armaduras é muito pouco exigente do ponto de visto energético, o que significa poupança na fatura de iluminação pública.
Os nossos responsáveis autárquicos andam muito preocupados com o peso financeiro da iluminação pública e têm desenvolvido várias ações para o diminuir. Acho muito bem. Durante anos e anos andámos a iluminar caminhos no meio de matas, na caça do votito do eleitor que mora lá ao fundo. Pois é a altura de acabar com estes desvarios. Antes de apagar as lâmpadas de zonas residenciais, desligue-se a iluminação despesista das matas do concelho. E nas zonas residenciais, em vez de apagar totalmente durante algumas horas, seria preferível diminuir o fluxo luminoso, alternando as lâmpadas acesas e apagadas. Contrariamente ao que a EDP diz (interessada que está em faturar) há soluções técnicas para o fazer.


17 comentários:

Rita disse...

Gostei das lâmpadas alternadas! Deixava de me sentir munícipe de 2ª...

Anónimo disse...

O senhor injinheiro andou a colocar lâmpadas nas matas?? Caça ao voto só pode não é?
Essa solução está prevista com a EDP. Claro que a outra solução técnica do injinheiro do Norte é tirar a lâmpada.. É cá uma técnica

Luís Horta disse...

O que se faz em Mangualde com o corte da luz pública é para se poupar dinheiro, visto que, o Estado não vai transferir os milhares de euros e essas quantias fazem falta.
Esta medida já está a ser implementada em outras autarquias do país. Aliás, no Alto Minho todas decidiram agir da mesma forma.
Portanto, se temos falta de luz pública em Portugal é culpa do GOVERNO PSD de PASSOS COELHO.
Isto é tão claro como a luz!

Luís Horta disse...

Os cortes na iluminação pública, decididos por todos os municípios do Alto Minho como forma de compensar os cortes nas transferências do Estado e o aumento do IVA na electricidade, já foram aplicados na generalidade dos municípios.


http://www.publico.pt/Local/gnr-atenta-aos-cortes-na-iluminacao-publica-no-alto-minho-1529596?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PublicoRSS+%28Publico.pt%29

Tenho por hábito não falar de política, mas... disse...

ops! Quem entrou com o cofre vazio?! Não foi o atual governo?!
Lamentável é que as pessoas tenham andado de olhos fechados, quando tudo é tão claro!
"Ráisparta" a mania do tuga de pôr as culpas nas pessoas sem antes consciencializar a "história".

Pedro Brandão disse...

Isso deve ter sido um tiro no escuro, pois antes de falar no governo, fale da sua cidade ou agora já não lhe interessa?
A Câmara de Mangualde está falida, graças à gestão irresponsável do PSD de Soares Marques e companhia.
Seja coerente.

Já agora, a crise das dívidas por toda a Europa é culpa do anterior governo português? Seja ele PS ou PSD, ou CDS-PP, ou outro qualquer. Isso a mim é insignificante.
Caso não saiba e peço que pesquise por notícias, as indicações da UE nesses anos era para os países se endividarem, para a economia não estagnar.
Já que fala no anterior governo, coisa que eu não tenho é simpatia por Sócrates, aliás, pode ter muitos defeitos, mas teve o azar de apanhar com a pior crise dos últimos 80 anos, senão este país hoje estava nos eixos e na rota do desenvolvimento. Isso não tenha a menor dúvida. E mais, até hoje foi o único que conseguiu baixar o défice externo, o único. Isto é de salutar, coisa que outros nos tempos de "ouro" não o fizeram. Talvez tenha ido para o BPN, Limas e companhia...

Ricardo disse...

Basta dar um salto ali ao lado, a Viseu, para ver que a solução de lâmpadas alternadas existe e está em prática. E os candeeiros até têm lá um autocolante a explicar, assinado pela Câmara e pela EDP.

Agnelo Figueiredo disse...

Ó Sr. anónimo, eu, que sou eletrotécnico, que não concluí o curso a um domingo e que sou membro da Ordem, podia explicar-lhe as soluções técnicas. Todavia, temo que fosse uma perda de tempo porque você não ia perceber patavina.
Por isso, fico-me por uma exclamação:
BERDAMERDA !

Resquícios de notas! disse...

Cá está! Tenho por hábito não falar de política, porque encoleriza as pessoas, até as que escrevem bem como o sr. Pedro Brandão!

Se culpo o passado recente pela escuridão de alguns dias,faço-o apenas como "mero membro do povo" pela evidência das provas rudimentares que se nos apresentam.

E fico-me por aqui!

Celio Albuquerque disse...

Enquanto se estiver mais preocupado em apontar as culpas para os problemas para este ou aquele partido, eles não se vão resolver.

A nossa sociedade deveria tratar das questões sem ligar às cores políticas.

Até em termos autárquicos perdemos muito por estarmos nestas guerrilhas. Se os diferentes partidos em termos locais se juntassem para defender o bem comum, seria certamente mais produtivo do que assim.

Neste caso em particular, o uso da tecnologia LED para iluminar oa arrumentos públicos é certamente uma medida interessante.

Deverá é ser estendida a todo o concelho e permitir futuramente que todo o concelho ou pelo menos as áreas residenciais de todo o concelho, incluindo as aldeias e quintas isoladas, voltem a ter iluminação nocturna de forma a aumentar a sensação de conforto e segurança das populações.

Anónimo disse...

Mas injinheiro... se é assim tão engenheiro porque motivo deixou que fossem colocadas lâmpadas nas matas. Nem as tirou quando foi vereador.
Badamerda prá você também
Ah e aquela lâmpada que não acendia nunca! Não é meu irmão?

Anónimo disse...

aqui pelas minhas bandas não existe corte de luz publica. Sou de opinião que, esta opção (cortar por completo), devera ser quando se esgote outras opções, a alternancia de candeeiros, etc. uma vez que esta em causa a segurança dos cidadãos. A fatura da eletricidade e de rubrica especifica, mas para um munícipe, nao faz essas contas, apenas se corta numa, tem de cortar em outras com menos benificio.

Joe Silva disse...

Pelo que li nos blogs, vão diminuir o fluxo de iluminação ou seja apagar uma lâmpada em cada poste que tenha 2. Mas até esse processo estar finalizado, apaga-se a iluminação publica temporariamente. É uma questão de esperar e dar o beneficio da dúvida.

Já agora, Professor Agnelo, você refere que existem alternativas mas não explica quais. "Ó iluminado" que há pessoas tão ou mais inteligentes deste lado!

Agnelo Figueiredo disse...

Qual lado?

Al Cardoso disse...

Caro Agnelo:

Ja vi que um artigo muito bem intencionado resvalou para politica reles e foi pena!
Tambem eu sou favoravel as lampadas alternadas, principalmente fora das areas mais urbanizadas!

Um abraco de amizade.

Agnelo Figueiredo disse...

É isso mesmo, amigo Cardoso. Há tipos que têm um enorme gozo a abandalhar.

Duarte Fernandes Pinto disse...

Publiquei no meu blog "A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea" imagens aéreas de Mangualde ...
Vejam em:

A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea de Portugal - Mangualde

Agradeço divulgação do link e comentários ...