4 de novembro de 2011

Uma cidade paralisada

Hoje, sexta-feira, dirigia-me ao Café Melro no intuito de tomar aquela estimulante bica matinal, eis senão quando me deparo com esta barricada.

“Olhe, eu quero ir ao Café Melro tomar um café”
“Ah, pois, mas não pode passar”
“Então como é que vou?”
“Eh, estacione por aí e vá a pé”
“Mas é só para tomar um café num instantinho”
“Siga, siga…”

Bom está de se ver que não havia qualquer lugar para estacionar. Só se fosse no parque do Continente. Mas, caramba, só para tomar uma bica ter de calcorrear aquela distância toda. Perdia-se muito mais tempo no caminho do que na bica.
Tentei aceder ao centro da cidade por outras ruas mas tinham idênticas barricadas. Nada! O centro da cidade está cercado!
Eu já devia calcular que ia ser assim. Ontem, quando saí da minha tertúlia pela meia-noite, já estava tudo vedado com barreiras e para sair do Largo do Rossio tive de ir por uma rua no sentido proibido. Mas pensei que iria prevalecer o bom senso e que as barreiras seriam apenas para controlar as entradas de feirantes com as taxas pagas. Enganei-me.
Por acaso era só para tomar um café, mas se fosse para comprar uma mercearia no Chiveve, ou umas frutas no Sr. Alves, ou para levar um saco de roupa ao Passamisso, era a mesma coisa. Impossível!
Os comerciantes devem estar felicíssimos.
Eu é que não. Não dá para aguentar esta violentação dos meus direitos básicos. Vou mesmo abalar de fim-de-semana.


ADENDA:

Era este o aspeto do Largo de Rossio pelas 14H00 de hoje, sexta-feira:


Uma cidade cercada e... vazia. Para quê, afinal, as barricadas?
Mas o comércio local deve estar radiante!

14 comentários:

Pedro disse...

Cidade paralisada? Concordo com o seu título, mas acrescente "COM MILHARES DE PESSOAS".
Ficaria-lhe muito bem ser humilde.
Toda a gente que participou na Feira dos Santos saiu com um imagem novamente de tradição e que voltará certamente para o ano.
A Feira dos Santos nos moldes anteriores, estava condenada à morte.

Parabéns a este executivo autárquico que teve uma ideia excelente. Como comerciante, facturei mais este fim de semana do que num mês inteiro.
Obrigado a todos que participaram.

Agnelo Figueiredo disse...

Sr. Pedro, o senhor tem de atendar à cronologia. Este artigo foi escrito na sexta-feira e é indesmentível: a cidade estava paralisada e vazia.

Já agora, diga-me: qual é o seu ramo de comércio?

Luis Lopes disse...

Eng. fica-lhe tão mal esta frustração toda para com a sua Cidade...O Senhor teve o seu tempo, agora já é tarde..deixem trabalhar que quer e quem SABE..Um abraço
Luis

Agnelo Figueiredo disse...

Sr. Luís Lopes, sabe, com a idade que tenho já não me interessa nada o que me fica e não fica mal. Tomo as posições que entendo sem estar a pensar no que os outros vão achar. Compreende?
Neste caso concreto, publicitei, em devido tempo, a minha total discordância relativamente à Feira dos Santos no centro da cidade.
E mantenho tudo o que disse.
Defendo uma posição democrática: Quem gosta da Feira, vai à Feira. Mas vai sem violentar os direitos dos que não gostam da feira no centro.
No caso particular deste post, mostrei à saciedade, que o corte da circulação no sexta-feira foi despropositado e desnecessário. As fotos mostram bem que não havia ninguém.

E basta!

Pedro disse...

Eng, não se enerve, cuidado com a tensão.
Se tem azia, rennie a solução.

Anónimo disse...

Sr Agnelo, ainda me há-de dizer, há quanto tempo o Sr. não faz compras no Chiveve ou no Sr. Alves... E posso garantir-lhe que ambos tiveram mais movimento neste fim de semana do que nos últimos meses ou anos... Ou só agora se lembrou dessas nobres casas comerciais? Quanto à distância, que teve que percorrer a pé, tenho a certeza que o senhor percorre distâncias bem mais longas na Felismina Alcântara de pavilhão em pavilhão! Claro que não se pode nunca agradar a gregos e a troianos, no entanto fica-lhe mal criticar só porque veste uma camisola de outra côr. Olhe deixo um desafio... Coloque agora fotos da nossa linda cidade tiradas no último sábado e domingo! Vai ver que não é uma cidade deserta!

Cumprimentos deste seu conterraneo!

Agnelo Figueiredo disse...

De facto não é normal. Essa coisa de compras está a cargo da minha mulher. E ela faz compras no centro, naturalmente, nomeadamente nas citadas.
Fotos da cidade de sábado e domingo não tenho: fui-me!

Agnelo Figueiredo disse...

Sr. Pedro, a minha tensão está boa. Controladíssima.
Olhe, continuo à espera de saber qual a sua área de negócio. Palpita-me que está no ramo da provocação e/ou no da intolerância..

Iva Nogueira disse...

Sr. Agnelo, está a ser intelectualmente desonesto.
Publicar 4 imagens de um dia onde ainda estavam para chegar os feirantes e dizer que a cidade estava deserta é mesmo de quem só vê o que quer, literalmente.
Sabe, Roma e pavia não se fizeram num dia e os feirantes da Feira dos Santos não se instalam numa hora.

Mais, você afirma que era impossível chegar ao centro. Porquê? Não consegue caminhar uns metros?
Não me espanta que não consiga.
É típico comodismo laranja! O mesmo comodismo que afectou esta cidade durante anos!

Agnelo Figueiredo disse...

D. Iva, a senhora labora num erro quando escreve "comodismo laranja". É que isto nada tem a ver com "laranjas" e com "rosas". Isto é, tão só, o exercício do meu direito cívico de tornar pública uma posição pessoal. Não meta política onde ela não está.

Quando diz que sou "intelectualmente desonesto", volta a errar. Exato. É que, se "ainda estavam para chegar os feirantes", então está dar-me razão, uma vez que ainda não havia necessidade de ter o centro da cidade cercado por barricadas.
Tratou-se, portanto, de excesso de zelo.
Disse.

Anónimo disse...

Boa noite.
Esta situação é de facto a maior falta de respeito que eu ja vi nesta cidade, em quase 40 anos de vida.Em relação ao dia de sexta feira as imagens falam por si. Um total desrespeito pelos comerciantes.Em relação ao Sabado e Domingo, realmente gente nao faltou, mas a q veio ao centro da cidade tb ia a outro sitio qq, vieram para a feira fosse ela onde fosse, certo?Eu tb fui a feira no Domingo a tarde, e vi, trapos e trapinhos, coisas comuns que se viam na "outra" feira, chamemos-lhe assim.Vi ainda as lojas( as tais q iam lucrar nao sei qto), totalmente vazias, terá sido impressão minha, (?)ou se calhar fui na hora errada(?)
Só para acabar gostava de explicar pq é q concordo sempre concordei, com o Eng, qdo diz..."quem quer ir a feira vai, quem nao quer faz a sua vidinha normal...".Acontece que no sábado, foi o funeral um familiar meu, que morando aqui, foi sepultado num cncelho vizinho.
Ora, como infelizmente alguem teve a ideia de fechar a cidade, o caminho percorrido pelo cortejo funebre teve de ser feito "por caminho de cabras", e fez-se, que remédio, mas como podem compreender estes acontecimentos agravam ainda mais a falta de liberdade e de respeito que se sentem com um "projeto de feira", que nada de novo trouxe a cidade.
Foi uma pessima aposta, foi um ultraje para os munícipes.

Anónimo disse...

Ora pois ainda bem que a cidade estava deserta na 6ª feira... deserta de carros.. pois de pessoas não é verdade! Estive de manhã numa reuinião na Câmara Municipal.Tal como o Sr. Engº não pude entrar com o meu carro no centro e deixei-o estacionado perto do restaurante"O Dias". Qual o problema de ir uns metros a pé??? Fui e muito bem´a pé e compreendi muito bem as razões. Não era na manhã de sábado que se tiravam todos os carros estacionados do centro da cidade, prncipalmente os carros que são deixados dias inteiros estacionados no centro.quanto à feira, adorei a feira no centro da cidade. Mas adorei mesmo! Fez-me recuar no tempo, à minha juventude(pois já não sou muito nova). Qt aos comerciantese conversei com vários e eles também adoraram pelo movimento que tiveram e vendas feitas.O Sr. é uma das mt mt mas mt poucas vozes discordantes. Ainda bem porque estarmos todos de acordo até parecia mal!!!....Faz bem Sr. Engº defender a sua opinião. Pena que seja solitária!! Bom café na sua tertúlia. Se calhar até esses seus amigos gostaram da feira...... Pois é!!

BlueShell disse...

LOL...

BlueShell disse...

Ai...desculpa...não me contive...foi mais forte do que eu...
Prometo não dizer mais nada...
sorry! so sorry!!!