1 de junho de 2008

Será só ignorância?

A revista Visão elaborou um ranking dos concelhos portugueses segundo as respectivas taxas de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), por ordem crescente. Ali ao lado está a parte inicial desse ranking. Clique na imagem para ver melhor.
Agora que já a está a ver em condições, responda a esta questão:
Os contribuintes do concelho de Almeida pagam menos IMI que os do Sabugal?
A sua resposta deve ter sido: “Não! Pagam exactamente o mesmo.”

Se a sua resposta foi diferente, não prossiga com a leitura. Procure ajuda especializada. Faça-o com o máximo de urgência. Não perca tempo. O seu caso é grave!
...
Bom, mas então porque é que Almeida vem tantos lugares acima do Sabugal?
E o leitor dirá: “Essa é básica. Ora, os concelhos estão por ordem alfabética dentro da mesma taxa de IMI.”
E o leitor tem toda a razão. Comprove isso mesmo consultando a lista completa da Visão aqui.
Repare que a Visão não atribuiu posições aos concelhos. Não atribuiu a Almeida o número 1 e ao Sabugal o 17. Se o tivesse feito, estaria a induzir os respectivos leitores em erro, uma vez que todos os concelhos da lista, entre Almeida e o Sabugal, aplicam as mesmas taxas de IMI e estão, por isso, na mesma posição do ranking.
Ora, estudando a lista da Visão, conclui-se que em Portugal, em 2008, há 42 grupos de concelhos a aplicarem diferentes taxas de IMI, desde aqueles que definiram 0,2% / 0,4% (prédios avaliados / não avaliados), até aos que optaram por 0,5% / 0,8%.
No concelho de Mangualde as taxas são de 0,4% / 0,8%, o que corresponde ao 23.º escalão entre os tais 42. Isto é, Mangualde fica um pouco acima do meio da tabela.
...
Então? Tem alguma dúvida? Tire-a. É fácil. Consulte a fonte. É mesmo para isso que faço questão de colocar as fontes. Sempre!
...
Agora, veja o recorte do jornalzinho O Zurara que está aqui por baixo. Veja… e tire as devidas conclusões!
O problema é quando um professor de Ciências Económicas reproduz acriticamente esta incorrecção científica. Imagine-se que algum aluno o lê…

Sem comentários: