29 de dezembro de 2006

PSA - Desmentido

Logo pela manhã de ontem, 28, através de declarações à agência Bloomberg veiculadas pela Reuters, a PSA (França) veio desmentir oficialmente a notícia do Diário Económico, afirmando:

Nous démentons fermement avoir le moindre projet de fermeture de cette usine. … L'avenir de Mangualde est assuré. C'est une usine performante.

O link para o texto integral fica aqui. Contudo, já que o acesso carece de registo prévio, coloco aqui uma imagem do mesmo e um resumo em Português para os que têm dificuldade com a língua gaulesa.

Convém assentar que, após este desmentido formal, a "bomba" do Diário Económico passou à categoria de boato. Mas voltemos à notícia para repescar as seguintes afirmações:

Fonte próxima do processo garantiu ontem ao Diário Económico que a possibilidade de a PSA deixar de produzir na fábrica de Mangualde “é real” e está a um passo de acontecer.
……
Segundo uma fonte contactada pelo Diário Económico, os proprietários pedem cerca de 12 milhões de euros, um valor considerado excessivo pela Peugeot-Citoën.
……
A Câmara Municipal de Mangualde ofereceu-se, no inicio do mês, para intermediar o negócio, decisão tomada depois de uma reunião ocorrida no início da semana em Lisboa entre representantes da Citroën, a autarquia, os responsáveis da Agência Portuguesa para o Investimento (API) e o secretário de Estado da Economia e Inovação, Castro Guerra. Apesar do esforço, não foi possível chegar a acordo.
……
O Diário Económico tentou obter a reacção da direcção da fábrica de Mangualde a estas notícias, mas não foi possível. O Ministério da Economia também não respondeu até ao fecho da edição.

Então vejamos:

  1. Como é que a jornalista Catarina Beato soube que o fecho da fábrica estava a um passo? Ela diz que foi através de fonte próxima do processo…
  2. E como é que soube que os proprietários queriam 12 milhões pelos terrenos? Ela diz que foi através de fonte contactada…
  3. E como é que soube que apesar do esforço, não foi possível chegar a acordo? Ela não diz. Terá sido a mesma fonte?
E que fonte será esta?
A PSA em Paris? Não! Até veio desmentir…
A PSA em Mangualde? Também não, pois se é a própria jornalista que diz que não reagiu...
O Ministério da Economia? Também não e pela mesma razão.
O Presidente da API? Também não. Até se mostrou muito surpreendido.
O Presidente da Câmara de Mangualde? Não. Daí sei eu.

Mas então… quem terá lançado este boato irresponsável?
Não estou a ver mais ninguém que pudesse ter sido a tal fonte próxima do processo.
Teria de ser alguém a quem o fecho da Citroën – e a desgraça de muitos milhares – pudesse trazer alguma vantagem.
Não!
Não estou mesmo a ver quem pudesse ser capaz de semelhante malvadez!

Sem comentários: