16 de dezembro de 2006

Malhacila (5) - Balanço e Contas

Em 12 de Dezembro, o Sr. António Ferreira publicou um artigo que continha uma imagem de um documento. Nessa imagem mostrava-se a constituição de dois dos órgãos sociais da Malhacila. Quem lá consta? Os elementos da família Santos, naturalmente, e três pessoas estranhas à família: eu próprio, o Sr. José Abrantes Marques e o Sr. António Víctor Campos. Como título do post, colocou “Malhacila fechou, de quem é a responsabilidade?”.

Ora, como toda a gente sabe, a Malhacila é propriedade da família Santos, que a geriu durante duas gerações. Donde, não seria novidade para ninguém a inclusão dos nomes dos familiares no rol dos responsáveis, partindo do princípio que haverá “responsáveis”. Assim, aparece de forma cristalina e iniludível que o objectivo do Sr. António Ferreira foi o de fazer passar o boato que, entre os alegados responsáveis pelo fecho da Mallhacila, estava também eu, já que alegado membro dos respectivos órgãos sociais em funções. Por isso perguntou “de quem é a responsabilidade” e colocou os nomes.

É sabido que o Sr. António Ferreira apoia pessoas que são minhas adversárias políticas, mas deve questionar-se a razão pela qual decidiu trazer à colação um facto que é estritamente da minha esfera privada e profissional. Porquê este ataque ad hominen? Porquê esta perseguição pessoal que, em ocasiões anteriores, até já o levou a ameaçar a minha integridade física? Qual a razão desta obsessão odienta? Sinceramente, não a sei. É uma questão a que apenas o próprio poderá dar resposta.

Alertado para este insólito, reagi afirmando que o boato era falso, tendo aqui escrito que “desde há alguns anos que lá não desempenho qualquer serviço, cargo, ou função”.
Para bom entendedor, estaria tudo dito. Mas não!

Veio o Sr. António Ferreira publicar mais um retalho, enfatizando a minha nomeação como presidente do conselho fiscal para o triénio 2002-2004 e mostrando, só nessa altura, que o documento tinha origem na Conservatória do Registo Comercial.
Fiquei preocupado. Eu sabia que tinha abandonado aquelas funções durante o ano de 2003. Mas… na Conservatória… será que…
Pedi então a constituição dos órgãos sociais após a minha saída, tendo-me sido entregue cópia do documento que publiquei. Já hoje, telefonei a uma pessoa que foi técnico de contas da empresa perguntando-lhe por que é que aquilo estava registado na Conservatória. Respondeu que, a seguir a este, tinha obrigatoriamente de estar o registo da alteração. Resolvi, portanto, ir à Conservatória pedir a certidão completa, o que faria na próxima segunda-feira, 18. Mas… não foi preciso!
O Sr. António Ferreira resolveu, entrementes, fazer o que deveria ter feito logo de início. Publicou o documento na íntegra. Pelo menos, assim parece. De qualquer forma, irei na mesma à Conservatória. Gato escaldado…

Agora que lá está tudo (?) que conclusões se podem tirar?

  1. Que está lá escarrapachado o registo (Ap.03/20040330), em 30/03/2004, da Alteração do Contrato Social, passando a fiscalização a ser exercida por um Fiscal Único. A tal modalidade de fiscalização que o incondicional Sr. Dr. José Martins afirmou não conhecer, numa confissão – utilizando as suas próprias palavras – patética (eu sei que ao dizer isto estou a descer ao mesmo nível, mas… que porra… um homem não é de ferro).
  2. Que o triénio 2002-2004 teve duas partes: o exercício de 2002 foi fiscalizado por um Conselho Fiscal e os de 2003 e 2004 por um Fiscal Único, resultante da alteração do pacto social entretanto decidida.
  3. Que apesar de ter todos os dados na sua posse, o Sr. António Ferreira continua a afirmar que “António Agnelo Esteves Figueiredo, foi Presidente do Conselho Fiscal da Firma Malhacila – Fábrica de Malhas S.A. até ao dia 30. 03. 2005” Eu sei que mais não lhe é exigível e que é possível que seja muita informação junta. É possível, sim, mas o que é certo é que insiste na mentira. Pois se lá tem a informação que a partir de Março de 2004 a empresa deixou de ter Conselho Fiscal, como é que quer que eu lá estivesse em 2005?
  4. Que, se o Sr. António Ferreira tivesse a intenção de (se) esclarecer, teria verificado que a escritura que alterou o pacto social (e que foi registada a 30.03.2004) teve lugar a 19.03.2004, data que releva para todos os efeitos legais. E até teria aprendido, bem como o Sr. Dr. José Martins, que os registos na Conservatória se processam, obviamente, em data posterior à dos actos que lhe dão origem, sejam eles “internos” ou não.
  5. Que a imagem inicialmente publicada não corresponde a nenhuma das páginas agora publicitadas. É uma montagem reunindo algumas partes das várias páginas e omitindo outras. Ora, tratando-se como agora se sabe de um documento oficial, aquilo a que assistimos mais não foi que uma miserável falsificação de documentos.

E por que é que não o processas?
Porque não é desonroso ter feito parte dos órgãos sociais da Malhacila. A falsificação fica a crédito…
_______________________________________________________________

Na nossa vida, todos acabamos por ser afectados por decepções e frustrações que nos deixam amargurados. É assim mesmo. É normal. O que não é normal é que se atire para cima dos outros a amargura e o ressentimento.

Sem comentários: