18 de novembro de 2006

Malhacila

De entre as três ou quatro empresas que mais marcaram a minha vida profissional, a Malhacila ocupa, sem dúvida, um lugar muito especial.
Há muitos anos, mais de 20, a Malhacila adquiriu uma série de teares que tinham uma novidade: utilizavam fita perfurada para controlar as agulhas. Assim, para alterar o padrão da malha – o jacquard – bastava perfurar uma nova fita usando um programazinho que corria num magnífico Apple IIe.
Por essa altura, eu e o meu sócio Barreiros, tentávamos persuadir os empresários das vantagens que poderiam obter da utilização dos computadores. Na Malhacila não foi difícil. Na Malhacila a inovação não era um simples termo pomposo, mas uma constante preocupação do quotidiano.
E aí fomos nós adaptar o programa de contabilidade geral para correr no Apple das “máquinas”. E que bem que corria!
Belos tempos esses em que se iniciou uma relação de colaboração que perdurou no tempo e que haveria de estreitar-se. Foram horas e horas, dias e noites, domingos e feriados, semana após semana, analisando, escrevendo código, linhas e mais linhas, depurando, teimando, numa luta que é do programador consigo próprio, testando, insistindo, superando-se, para que o sistema de informação acompanhasse o crescimento da empresa. Tempos houve em que passava mais tempo na fábrica que em casa. Tempos houve em que estava na fábrica quase como se fosse em casa. E que bem se estava na Malhacila. Há quantos anos havia refeitório, cafetaria...
E a empresa cresceu, expandiu-se, conquistou novos mercados, diversificou, inovou e tornou-se, mesmo, um nome de referência no seu ramo.
Mas… os tratados internacionais de comércio são implacáveis.
Aconteceu com a Malhacila o mesmo que com tantas empresas europeias de mão-de-obra intensiva: deixou de ter condições para competir no mercado.
A Malhacila fechou.
Estou triste pelos tantos amigos que lá tenho nos mais diversos níveis de responsabilidade. Mas também estou triste por mim próprio.

Sem comentários: