23 de outubro de 2005

PIDDAC 2006

Disse o Mocho que o concelho de Mangualde era o penúltimo do distrito no valor inscrito no PIDDAC 2006 (veja aqui).
Depois, (veja aqui), veio dizer que tinha visto melhor, e que, afinal, Nelas ainda ficava abaixo de Mangualde. E, para dar um ar de trabalho sério, até colocou uma tabela com os valores inscritos no PIDDAC para os concelhos do distrito de Viseu.
Só que, mais uma vez, a superficialidade da análise ficou a descoberto. É que o distrito de Viseu integra 24 municípios e o Mocho esqueceu-se de 8 (OITO)!
Eu faço, sistematicamente, análises sérias e o mais aprofundadas que me for possível. Não "facilito" nem mistifico. Por isso, deixo aqui o link para acesso à totalidade do documento, tal e qual é disponibilizado pela Direcção-Geral do Orçamento (Departamento de Planeamento e Prospectiva).
http://www.dpp.pt/gestao/ficheiros/mapaXV-A_2006.pdf
Os elementos estão na página 38 (do pdf) ou 36 (do documento).
Todavia, para facilitar, elaborei o quadro seguinte, no qual apresento, por ordem decrescente do valor inscrito em PIDDAC, os 24 municípios do distrito:

E, como se pode constatar, Mangualde "ficou em penúltimo", hem?
Quanto à "bicada" sobre o "balúrdio" com que Tondela é contemplada, lamento que o Mocho não tenha aceite o desafio (e não pergunta) que lhe fiz, e elencasse as obras inscritas. Não o fez! Recusou-se! Fugiu!
Mas faço-o eu:
Tondela tem uma verba total de 4.119.693€.
Destes, mais de 3 milhões destinam-se à construção de uma Escola Secundária com 3º Ciclo em Molelos (em Mangualde não precisamos de nada disso).
Meio milhão destinam-se a obras no Hospital (nós não temos um hospital porque, quando tivemos oportunidade, tínhamos um célebre presidente de câmara socialista que, em 1993/94, o "entregou" a Tondela, e "perdemos o comboio").
O restante destina-se à construção do Pavilhão Desportivo da Escola do Caramulo, e pouco mais (nós só não temos pavilhão na Escola Gomes Eanes de Azurara. E não temos porque tivemos um célebre presidente de câmara socialista que obrigou a que a escola fosse construída naquele beco, onde o Pavilhão não cabe, e até impediu que a Circular Sul pudesse contornar o Picoto, atravessasse a Estrada de Almeidinha e desembocasse na EN 16).
Pode comprovar estes valores e obras no pdf a partir da página 503.
E também pode comprovar que os valores mais elevados (de outros concelhos) se devem, sobretudo, a obras de construção de pavilhões desportivos de escolas - os quais nós já temos há muitos anos - ou melhorias em Centros de Saúde - que também temos.

Há, ainda, uma outra questão:
O Mocho fez crer que o baixo valor correspondente ao nosso município se fica a dever a falta de projectos apresentados ao Governo. Eu até acredito que, no seu simplismo de análise, o Mocho acredite genuinamente nisso. Acredito que ele pense que as câmaras elaboram projectos, apresentam-nos ao Governo, o Governo aprova-os e inscreve-os em PIDDAC. Admito que pense assim.
Todavia, o processo não é nada assim. O PIDDAC é um instrumento eminentemente político. São lá inscritas as obras que o Governo quer e não aquelas que as câmaras querem!
E dou um exemplo paradigmático: a conclusão do famoso IC12. A ligação Canas de Senhorim - Mangualde. Ora vá à página 510 do documento e leia o valor inscrito para o IC12. 750.000€. Sabe o que quer dizer? Quer dizer que não é para fazer. O valor dá para "uns metritos" de IC. Como sabe, há projecto aprovado e há necessidade óbvia - é obra estruturante para Mangualde (e para Nelas), e não se faz. E porquê? Naturalmente, por desígnio político!

Sem comentários: