11 de agosto de 2005

Construção em altura

O SomosMangualde publicou um post em que se insurge contra a elaboração de um projecto para um prédio de 12 andares em Mangualde.
Deixei lá o seguinte comentário, que aqui reproduzo com um pouco mais de "mimo":

Eu apoio a construção em altura.
Só lhe vejo vantagens:

  1. Pouca ocupação do solo. Sim, porque o índice de construção deve manter-se. Num terreno de 1500 m2, em vez de se licenciarem 3 prédios de 4 andares com uma área de 500, ou dois de 2 de 6 com 750, pode autorizar-se um único de 12 andares e 500 m2 de ocupação de solo;
  2. Assim, sobra terreno para a construção de jardins e áreas de lazer comuns e públicas;
  3. Poupa-se um balúrdio em infraestruturas de abastecimento de água, de drenagem de esgotos, etc.
  4. Acabam-se os "mamarrachos". Sim, que um edifício de 12 andares implica um projecto de arquitectura arrojado e multidisplinar. Já não é qualquer engenheiro civil, engenheiro técnico ou, pior, desenhador, que o projecta.
Desvantagens...
Bom, se Mangualde tivesse uma "linha de recorte no horizonte" (como tem Viseu, por exemplo, com a sua característica colina da Sé) o caso poderia ser grave. Poderia ser um atentado urbanístico. Só que Mangualde não tem nada disso. A cidade não se vê de lado nenhum. Fica num planalto. Chegamos cá sempre a subir, venhamos de onde seja. Vê-se da Senhora do Castelo e mal.
Por isso, um prédio, uma "torre", por mais andares que tenha, (10 ou 11 neste caso), não se vê de lado nenhum, excepto se estivermos junto a ela. Donde, não estraga paisagem nenhuma.
Mais desvantagens?

Segurança? Ná!
Há outras?

Bom, se os promotores imobiliários viessem a enveredar por esta solução, saíriam a perder, e muito, os "gabinetes de projectos" locais...

Calma aí, pessoal! Antes de se porem a vituperar, alarguem os vossos horizontes, por exemplo em
http://www.takenaka.co.jp/takenaka_e/engi_e/c02/c02_2.html
ou mesmo (Sky City)
http://www.takenaka.co.jp/takenaka_e/engi_e/c02/c02.html

1 comentário:

Anónimo disse...

12 andares? Que prédio tão alto! Vai ser notícia em toda a Europa. Londres que se cuide...