O tráfego rodoviário de passageiros em transporte colectivo (autocarros) não justifica a construção, em Mangualde, de uma estrutura com a envergadura daquela que foi apresentada. Vejamos:
- Se exceptuarmos os transportes de alunos das escolas, podemos dizer que os autocarros das carreira locais andam "às moscas";
- Os outros utilizadores quotidianos são, na sua maioria, pessoas residentes nas aldeias do Concelho, os quais se deslocam à cidade, cada vez em menor número, para assuntos diversos, nomeadamente para consultas no Centro de Saúde e para mercar produtos, situações que requerem a centralidade da "Central";
- Os "interurbanos" transportam, sobretudo, jovens mangualdenses que estudam longe, e têm uma frequência mais ou menos "semanal";
- Os restantes são transportes de emigrantes e imigrantes, e, por isso mesmo, são ainda mais sazonais.
Acresce que esta solução permitiria optimizar o investimento nas duas estruturas - Requalificação do Mercado e Central de Camionagem.
Ora aqui está a minha proposta (que já tem mais de 12 anos, diga-se).
Sem comentários:
Enviar um comentário