8 de setembro de 2006

"Disformes", "ofensivas"...

... e "supérfluas", claro está!




Mas eu, apesar de não perceber nada de arte, não me importava, mesmo mesmo nada, de as ter em Mangualde.

5 de setembro de 2006

Coisa "supérflua"


Encontrei este "pedregulho disforme" lá para os lados da Capital.

É possível que haja quem se sinta ofendido e denegrido pela implantação de tal calhau numa rotunda.
Acredito.

Mas, pela minha parte, tenho pena que não esteja cá.

29 de agosto de 2006

Mais uma...

A ligação Ançada - Bairro da Imaculada Conceição, há muito ansiada pelas populações, está em obra!

Vista para Ançada (à esquerda) e para a Imaculada (à direita)

(É claro que sei bem que isto está tudo mal. Devia ser com separador central, estacionamentos, passeios e não se devia ter abatido nenhuma árvore. E, antes de mais, devia estar pavimentada com betuminoso. Eu sei...)

27 de agosto de 2006

Espectáculo

Olavo Bilac e os Santos & Pecadores terão dado hoje um dos maiores concertos jamais realizados na nossa terra. Na minha opinião, nem o dos Xutos & Pontapés, há uns anos, o terá igualado. Próximo, só, e talvez, o do Hevia.
Ao longo de quase duas horas, Olavo Bilac foi interagindo com a audiência, acabando por conquistar totalmente a multidão presente. Novos e velhos, meninos e meninas, ninguém reagteou aplausos, culminando em verdadeira apoteose no terceiro "encore". Uma nota para a visível satisfação da banda, mutuamente rendida ao público.
Lindo de ouvir e de ver.

21 de agosto de 2006

Foto-reportagem da Feira Medieval de 2006

No Sábado fomos à Feira. Era hora do lanche e a "malta" da ESFA desafiou-me a provar o rancho. Estava uma delícia. Mas, melhor ainda, foi que me disseram que já tinham arrecadado muitos "morabitinos, dinheiros e mealhas". Que bom! Que belo exemplo!
No Domingo voltámos lá. Ao almoço. Comemos no Dias. Depois comprámos uma marmelada (que já estava feita) no Grumapa e bebemos um xiripitim na Cervanense.
Para "esmoer", nada melhor que passear, ver as "montras" e os muitos artistas. E ainda encontrei uma preciosidade: o Licor de Levanta o Pau!
ESFADias
GRUMAPACervanense
AcrobatasLicor de Levanta o Pau

17 de agosto de 2006

A montanha...

Em férias, lendo o meu amigo Mocho, fiquei a saber de um enorme alarido aqui pela nossa terra. Um descomunal alvoroço causado pelo abate indiscriminado de inúmeras árvores ao longo da Avenida da Estação.
É claro que fiquei preocupado. Gosto de árvores. Gosto de plantar árvores. Gosto de as ver crescer. Gosto de as ver embelezar a cidade e o campo. Gosto de as ver servir o Homem. Por isso, sou contra o abate de árvores. Para mim, nenhuma árvore deve ser abatida. Bom, a não ser que seja necessário abatê-la. Nesse caso… Mas tem de haver razões ponderosas. Tem de estar em causa o bem-estar, o progresso, o desenvolvimento, a segurança. Nesse caso, bom, corta-se uma e planta-se outra. Mantém-se o equilíbrio e os vindouros encontrarão algo melhor.
Assim que cheguei, lá fui eu à Avenida da Estação. E…Nada!
Algumas vedações de propriedades particulares e alguns terrenos limpos para continuar os trabalhos. Nada de anormal.

Ó meus senhores…
A Avenida da Estação vai ter estacionamentos (é para isso que lá está o lancil baixinho) e passeios com árvores. Árvores adequadas, bem entendido. E os vindouros agradecerão!

(Já lá vai o tempo em que só se punha o alcatrão…)

30 de julho de 2006

Dia de Festa(s)



Tantas festas num só dia!

Ordem das fotos:

Santa Marta em Cubos

Santa Marta em Santo André

Gala da AMA

(gostei das belas ucranianas de Lviv)

Novamente a EM 595

(nunca é demais)
Para se ter uma ideia da rectificação do traçado.

26 de julho de 2006

Está quase...

... a acabar o incómodo.

E a solução parece-me interessante. "Lombinhas" a fazer a entrada e saída do paralelo! Curioso!

17 de julho de 2006

Silêncio...

Reina por aí um silêncio ensurdecedor acerca disto:
Entroncamento de PedrelesEntroncamento de Água Levada
Será por não ser da responsabilidade do município?

12 de julho de 2006

Pioneirismo

Faz agora um ano que muita tinta correu por aí. Tratava-se do Mundialito de Futsal em Mangualde.
Tratou-se de um evento de dimensões pouco usuais, sobretudo no contexto regional, que se saldou por um tremendo êxito, projectando bem longe o nosso Concelho. Desse evento aqui dei a devida nota.
Todavia, não se tratou de coisa pacífica. Não faltaram os profetas da desgraça, os que criticaram tudo e todos, os que minimizaram o interesse da iniciativa, e até os que a denegriram. Influências houve, até, que conseguiram levar a Federação Portuguesa de Futebol a emitir um curioso comunicado sobre o evento.

Passado um ano, o que verificamos?
- Que vai haver Mundialito de Futsal 2006;
- Que vai decorrer em Vila Real de Santo António;
- Que tem o apoio da Câmara local;
- Que é organizado pela mesma empresa;
- Que já é reconhecido pela FPF;
- Que no site oficial ainda se recorda o Mundialito 2005.

O pioneirismo tem destas coisas... é preciso desbravar o terreno...

10 de julho de 2006

Muita areia...

O número de comentários e a variedade dos comentadores ao meu post anterior, são cabalmente elucidativos: era "muita areia" para certas camionetas...

Ou será, antes, uma prova de controleirismo?

3 de julho de 2006

Rua Azurara da Beira

Nesta rua, mais que estacionar, é proibido parar (veja-se o sinal na foto da direita). E contudo… já todos nós, mangualdenses, por aqui passámos, parámos e ziguezagueámos. Para alguns é rotina diária. Trata-se, portanto, de um problema que todos conhecemos.
Rua Azurara da Beira (sentido ascendente)Rua Azurara da Beira (sentido descendente)
Nesta rua, a vida da GNR não é fácil. Se autua, é acusada de prejudicar o comércio. Se fecha os olhos… “não serve para nada”. Uma situação ingrata.
Por isso, a GNR vem recomendando à Câmara que a rua passe a ter um só sentido, de modo a permitir o estacionamento.
Os técnicos da Câmara, por seu lado, concordam com esta sugestão. E mais, dizem que o sentido do trânsito deverá ser o ascendente. Defendem que o importante é permitir “sair” da cidade: “sempre que se tenha de fazer uma opção, essa deverá ser a de dificultar a entrada”.
Pois bem, assumamos que se toma essa decisão e que, assim, se acaba com os engarrafamentos na Rua Azurara da Beira, ao mesmo tempo que se melhoram as condições do comércio.
Muito bem! E quais são as consequências?
Bom, o trânsito descendente teria, inevitavelmente, de seguir pela General Humberto Delgado, acedendo ao Largo do Rossio pela Ana de Castro Osório, e ao Largo Dr. Couto pela Rua do Grémio. Só que, pelas suas características, qualquer delas se assume como um estrangulamento. Acresce que a entrada na General Humberto Delgado, junto ao Venâncio, obrigaria a uma manobra de viragem à esquerda, com transito a fluir no sentido contrário, o que, de acordo com os cânones, deve ser evitado.
Há, portanto, sérias consequências.

Vamos então ver:
  1. Será que isto é mesmo um problema?
  2. Será que os actuais constrangimentos justificam que se avance com a solução drástica de um só sentido?
  3. E, a avançar, não seria de optar pelo sentido descendente?
  4. Haverá outras alternativas?

Assim, proponho um workshop brainstorm sobre este tema.
Minhas senhoras, meus senhores, juventude… a palavra é vossa.

2 de julho de 2006

O casamento do jogo

Hoje fui a um casamento o qual nenhum dos presentes conseguirá apagar da memória:



Porque a Igreja da Senhora do Castelo estava lindíssima (parabéns à Santa Casa da Misericórdia)










Porque nunca se comeu tão pouco (ai que dor-de-barriga) e nunca se sofreu tanto numa boda.







Porque estivémos perto de o transformar num velório... mas acabámos com uma rija festa!!!



Ana e Rui, que sejam muito felizes!

28 de junho de 2006

26 de junho de 2006

Fanfarras de Bombeiros

A abrir as comemorações do 77.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mangualde.
Sem favor nem desprimor, posso dizer que entre as presentes - Cantanhede, Fundão, Meda, Palmela, e Póvoa de Varzim - a nossa é uma "fanfarrona"!

Encontro de pintores

(re-republicado)
Uma inovadora iniciativa a marcar o terminus da campanha do GRUMAPA.
Parabéns pela ideia.

24 de junho de 2006

Revolução viária

Mais um troço em construção: Chãs de Tavares - Casais

e lá foram mais uns pinheiritos...

21 de junho de 2006

Amputação

Não sei se houve esboço de arquitecto, projecto de engenheiro e orçamento de medidor...
Não sei se foi acto licenciado ou clandestino...
Não sei se foi acidental ou intencional...
...
O que sei é que isto apareceu assim:
Largo das Carvalhas
...

17 de junho de 2006

GRUMAPA

Hoje foi o grupo Ad Libitum a colaborar na campanha de angariação de fundos a que o GRUMAPA está a proceder.
Tenho bons amigos no Ad Libitum e, sem favor, devo dizer que estão um grupo "a sério".
Pode ouvir um trecho do seu recente álbum se clicar aqui.
Ad Libitum

11 de junho de 2006

Espaços verdes urbanos

A ser verdade que temos na cidade uma "clara carência de espaço verde urbano com qualidade", impõem-se tomar providências.
Que tal comprar nacionalizar municipalizar ocupar a Mata dos Condes?
Seria um espaço verde, sem dúvida. Mas seria urbano? E teria "qualidade"?
Entretanto, ficam aqui alguns dos que temos.
Largo do Rossio (zona a nascente)Largo do Rossio (zona a poente)
Largo Dr. CoutoLargo Dr. Couto
Rua Zeca AfonsoLargo das Carvalhas
Lardo da MisericórdiaLargo Pedro Álvares Cabral

8 de junho de 2006

Dramático


As instalações da Borgstena Textile Portugal Lda, em Nelas, depois de consumidas pelo fogo.
Um drama para muitas famílias da região.

2 de junho de 2006

Édenes

Amiúde, também aqui, apontam-se como exemplo concelhos vizinhos. Municípios putativos onde sucedem coisas maravilhosas que deixam felizes todos os cidadãos; terras de leite e mel; paraísos ferventes de vida.
Fui lá ver.
Embarquei na blogosfera e perscrutei o horizonte. Não foi difícil encontrar sinais dos édenes.
De repente vi-me no Sátão (onde estava esta “pérola”), em São Pedro do Sul e em Vouzela.
Rapidamente desisti da minha viagem e concluí:

Por todo o lado há pessoas com a alma aos gritos que vão aos blogs dar os seus gritos de alma.