30 de novembro de 2008

Decepcionado

<
Depois de tanta manifestação de desagrado, era expectável que nestes dias se observasse a acção das vanguardas esclarecidas junto dos consumidores; esperava-se, pelo menos, que uma brigada daqueles indignados levasse a cabo uma acção de rua no sentido de levar os consumidores a "ver a luz". E bradariam:
“Não compre!”; “Olhe que os preços não são o que parecem”; “Já viu que isto é mesmo no centro da cidade?”; “Ainda se fosse a alguns quilómetros… lá para os lados do Caçador… por exemplo...”; “Já viu que está aberto ao Domingo? Ao Domingo!!!”; “Ainda para mais, nem todos os trabalhadores são de Mangualde!”; “Não compre!”.

Pois era isto que seria de esperar por parte de tão vigorosos indignados com a alegada “rendição ao capital”.
Contudo, não vi nada. Não vi as vanguardas esclarecidas em acção. O que vi foram alguns dos seus destacados elementos mas… andavam a fazer compras…

Eu – que não gosto de acções de rua – vou aproveitar este meu espaço para dizer como faço nesta matéria de compras:
Se se tratar de equipamentos que possam vir a necessitar de assistência, sobretudo "on site", só compro em estabelecimentos com provas dadas.

28 de novembro de 2008

Marca "Mangualde"

Percebi que há gente que pensa que isto




é o substituto disto






Não é!
Contrariamente ao escudo herláldico - todo ele formalidade e solenidade - trata-se de um logótipo destinado à promoção da marca "Mangualde" e a respectiva criação foi sugerida por um grupo de reflexão que integrava empresários, nomeadamente dos ramos da hotelaria e restauração.
A ideia era - e é - a de que houvesse um símbolo agregador na divulgação dos produtos e serviços desta terra. Um símbolo a usar em painéis, posteres, prospectos, flyers... nas caixinhas dos pasteis... nas etiquetas... dos bordados... das porcelanas... do belo queijo... ...

21 de novembro de 2008

Ranking dos Hospitais

(na Sábado)

Estou muito satisfeito por aqui termos o melhor Hospital do país em traumatologia ortopédica.
E ainda mais satisfeito fico por lá trabalhar aquele tipo de bata branca da foto.
Boa, pá!

5 de novembro de 2008

Éden educacional

Este documento, distribuído numa recente conferência de imprensa, deve ser lido com a cautela adequada à apreciação de posições sindicais.
Todavia, apesar toda a cautela, há um dado que não deixa de ser interessante:
Mangualde não aparece na lista!
Em compensação, Resende - esse éden das políticas educativas que até suscita romagens de especialistas - consta da lista.
Tsss, tsss, tsss...

4 de novembro de 2008

Feira dos Santos 2008




Fui de autocarro, observei o recinto, passeei e voltei a pé.

A feira estava mais fraca que habitualmente; menos feirantes e menos clientes ou visitantes. Era esperado: quando o primeiro Domingo de Novembro - dia da Feira dos Santos - calha nos dias 1 ou 2, a concorrência por parte de outras "feiras dos santos" - que se realizam no feriado de Todos os Santos - aumenta enormemente.
Da "feira" mais recente, da Mostra de Artesanato que vai na 3.ª edição, não tenho fotos ilustrativas.

21 de outubro de 2008

Passeios pedestres

Moinhos da Retorta - Abrunhosa-a-VelhaPR4 MGL - Passeio pedestre da Senhora dos Verdes - Abrunhosa a Velha

Aspecto dos Moinhos da Retorta e do desvio para o Mondego (fotos em HDR)
PR4 MGL - Desvio para o Mondego

11 de outubro de 2008

Actas e minutas

Realizou-se na passada segunda-feira, 6 de Outubro, uma reunião extradordinária da Câmara Municipal, na qual não participei.
Já se passaram seis dias e... ... nada.
Nem minuta... nem acta... nem sequer um "comunicadozinho". Nada!
Coisa estranha, não?

Mas há boas notícias para as associações desportivas.
O senhor presidente informou que vai dar cumprimento a todas as deliberações tomadas na famosa reunião de 20 de Agosto - entre as quais estão os subsídios às associações - já que o parecer jurídico da Associação Nacional de Municípios é claro quando afirma que a minuta devidamente assinada produz todos os efeitos legais necessários.

Vá lá. Só se perdeu mês e meio.

7 de outubro de 2008

Desinel

Desinel - Medalha de Mérito Municipal - 08/09/2008Um momento pleno de simbolismo num tempo de despedida.
Votos de felicidades para todos os que darão continuidade a estes 27 anos de serviço.

1 de outubro de 2008

Actas e Minutas

- Há associações desportivas do nosso concelho que estão na contingência de recorrer a empréstimos financeiros.
- Porquê?
- Porque não receberam duas tranches mensais do subsídio camarário aprovado na reunião de 20 Agosto.
- Ora essa! Então a Câmara não lhes pagou?
- Não!
- E não pagou porquê?
- Porque não pode pagar.
- Não pode?
- Não. Como a acta da reunião não foi aprovada, as deliberações não podem produzir efeitos.
- Bonito serviço, sim senhor...

13 de setembro de 2008

Aprender com os outros

A Câmara Municipal de Mafra investiu 50 milhões de euros em parcerias com empresas privadas para inaugurar até Dezembro um total de dez escolas do primeiro ciclo.
Recebida na Ericeira por uma centena de pessoas, a ministra adiantou que este é um exemplo "da participação e co-responsabilização de autarcas e do governo em matérias de educação".
No final da inauguração, o presidente do Município, Ministro dos Santos, disse aos jornalistas que na hora de avançar com a construção das dez escolas o factor económico não foi o mais importante. "Arranjámos essa solução através da Mafra Educa, que é uma empresa onde a câmara possui 49 por cento do capital e os privados a maioria de 51 por cento e a quem a autarquia aluga os edifícios", explicou Ministro dos Santos.
Com esta solução, o autarca garante que em vez de "esperar pelos recursos do orçamento municipal ou pelos quadros comunitários de apoio para fazer uma escola por ano, assim são construídas dez em ano e meio". "As crianças não podem esperar", disse Ministro dos Santos.

Pois...
Mas isso é lá, muito longe, em Mafra. Por cá, parcerias, nem para a educação, nem para a rede viária, nem para a requalificação urbana, nem para a protecção do ambiente. Por cá, as parcerias são absolutamente ilegais. E é pena...

8 de setembro de 2008

O quase milagre

Capelinhas


A Senhora do Castelo iluminou o caminho aos que mais às escuras andavam.

Ensinou-os que para reparar um qualquer lapso não é preciso atacar pessoas, muito menos menorizá-las. Basta fazer constar a competente declaração da acta da reunião seguinte. Como, de resto, outros fizeram.


Mas o efeito da Senhora foi efémero: logo voltaram a cirandar no reino das trevas.

6 de setembro de 2008

Gato escondido...

O Partido Socialista de Mangualde continua a "esfarrapar-se" para tentar lavar a imagem dos seus vereadores. Nessa lógica absurda, o PS publicou mais um comunicado em que continua a atacar a competência, o profissionalismo, a idoneidade e, sobretudo, a seriedade das técnicas de administração autárquica que secretariam as reuniões da Câmara Municipal de Mangualde, o que é absolutamente inadmissível.
Se a proposta que queriam apresentar era igual à do Vereador Agnelo Figueiredo, bastaria que tivessem dito "subscrevemos a proposta do fulano". Era simples, eficiente e eficaz.
Mas foi isso que fizeram?
Não!
Em vez disso, entenderam apresentar e defender uma proposta própria.
Foi por isso que, (embora lhes tivesse sido dito que as propostas não estavam à votação em alternativa), em coerência, votaram contra.
E também foi por isso que na página 30 da acta, em conformidade com a minuta que assinaram, está escrito:
De referir ainda que o executivo entendeu não a submeter à votação a proposta inicialmente apresentada pelos Vereadores do Partido Socialista, uma vez que fora aprovada a proposta apresentada pelo senhor Vereador Eng.º Agnelo de Figueiredo.

Pois é... afinal havia outra...

Plano tecnológico

Solução de futuro, prenhe de tecnologia, seria mesmo a gravação das sessões em VÍDEO.
Para além de se ultrapassarem os tais problemas derivados da "turbulência", sempre se conseguiriam documentos mais vistosos para memória futura.

26 de agosto de 2008

Just Girls

Com as nossas bandas, quase me esquecia desta outra.
Muito jovem, também.
Just Girls

Festival de Bandas Filarmónicas

À sombra refrescante do Largo do Rossio e com uma presença muito marcante e saudável de jovens músicos.
E o repertório, então... que delícia!
As Bandas são, cada vez mais, escolas de primeira água!
Banda de Abrunhosa-a-VelhaBanda de Lobelhe do MatoBanda de Tibaldinho Banda de Tibaldinho