21 de agosto de 2006

Foto-reportagem da Feira Medieval de 2006

No Sábado fomos à Feira. Era hora do lanche e a "malta" da ESFA desafiou-me a provar o rancho. Estava uma delícia. Mas, melhor ainda, foi que me disseram que já tinham arrecadado muitos "morabitinos, dinheiros e mealhas". Que bom! Que belo exemplo!
No Domingo voltámos lá. Ao almoço. Comemos no Dias. Depois comprámos uma marmelada (que já estava feita) no Grumapa e bebemos um xiripitim na Cervanense.
Para "esmoer", nada melhor que passear, ver as "montras" e os muitos artistas. E ainda encontrei uma preciosidade: o Licor de Levanta o Pau!
ESFADias
GRUMAPACervanense
AcrobatasLicor de Levanta o Pau

17 de agosto de 2006

A montanha...

Em férias, lendo o meu amigo Mocho, fiquei a saber de um enorme alarido aqui pela nossa terra. Um descomunal alvoroço causado pelo abate indiscriminado de inúmeras árvores ao longo da Avenida da Estação.
É claro que fiquei preocupado. Gosto de árvores. Gosto de plantar árvores. Gosto de as ver crescer. Gosto de as ver embelezar a cidade e o campo. Gosto de as ver servir o Homem. Por isso, sou contra o abate de árvores. Para mim, nenhuma árvore deve ser abatida. Bom, a não ser que seja necessário abatê-la. Nesse caso… Mas tem de haver razões ponderosas. Tem de estar em causa o bem-estar, o progresso, o desenvolvimento, a segurança. Nesse caso, bom, corta-se uma e planta-se outra. Mantém-se o equilíbrio e os vindouros encontrarão algo melhor.
Assim que cheguei, lá fui eu à Avenida da Estação. E…Nada!
Algumas vedações de propriedades particulares e alguns terrenos limpos para continuar os trabalhos. Nada de anormal.

Ó meus senhores…
A Avenida da Estação vai ter estacionamentos (é para isso que lá está o lancil baixinho) e passeios com árvores. Árvores adequadas, bem entendido. E os vindouros agradecerão!

(Já lá vai o tempo em que só se punha o alcatrão…)

30 de julho de 2006

Dia de Festa(s)



Tantas festas num só dia!

Ordem das fotos:

Santa Marta em Cubos

Santa Marta em Santo André

Gala da AMA

(gostei das belas ucranianas de Lviv)

Novamente a EM 595

(nunca é demais)
Para se ter uma ideia da rectificação do traçado.

26 de julho de 2006

Está quase...

... a acabar o incómodo.

E a solução parece-me interessante. "Lombinhas" a fazer a entrada e saída do paralelo! Curioso!

17 de julho de 2006

Silêncio...

Reina por aí um silêncio ensurdecedor acerca disto:
Entroncamento de PedrelesEntroncamento de Água Levada
Será por não ser da responsabilidade do município?

12 de julho de 2006

Pioneirismo

Faz agora um ano que muita tinta correu por aí. Tratava-se do Mundialito de Futsal em Mangualde.
Tratou-se de um evento de dimensões pouco usuais, sobretudo no contexto regional, que se saldou por um tremendo êxito, projectando bem longe o nosso Concelho. Desse evento aqui dei a devida nota.
Todavia, não se tratou de coisa pacífica. Não faltaram os profetas da desgraça, os que criticaram tudo e todos, os que minimizaram o interesse da iniciativa, e até os que a denegriram. Influências houve, até, que conseguiram levar a Federação Portuguesa de Futebol a emitir um curioso comunicado sobre o evento.

Passado um ano, o que verificamos?
- Que vai haver Mundialito de Futsal 2006;
- Que vai decorrer em Vila Real de Santo António;
- Que tem o apoio da Câmara local;
- Que é organizado pela mesma empresa;
- Que já é reconhecido pela FPF;
- Que no site oficial ainda se recorda o Mundialito 2005.

O pioneirismo tem destas coisas... é preciso desbravar o terreno...

10 de julho de 2006

Muita areia...

O número de comentários e a variedade dos comentadores ao meu post anterior, são cabalmente elucidativos: era "muita areia" para certas camionetas...

Ou será, antes, uma prova de controleirismo?

3 de julho de 2006

Rua Azurara da Beira

Nesta rua, mais que estacionar, é proibido parar (veja-se o sinal na foto da direita). E contudo… já todos nós, mangualdenses, por aqui passámos, parámos e ziguezagueámos. Para alguns é rotina diária. Trata-se, portanto, de um problema que todos conhecemos.
Rua Azurara da Beira (sentido ascendente)Rua Azurara da Beira (sentido descendente)
Nesta rua, a vida da GNR não é fácil. Se autua, é acusada de prejudicar o comércio. Se fecha os olhos… “não serve para nada”. Uma situação ingrata.
Por isso, a GNR vem recomendando à Câmara que a rua passe a ter um só sentido, de modo a permitir o estacionamento.
Os técnicos da Câmara, por seu lado, concordam com esta sugestão. E mais, dizem que o sentido do trânsito deverá ser o ascendente. Defendem que o importante é permitir “sair” da cidade: “sempre que se tenha de fazer uma opção, essa deverá ser a de dificultar a entrada”.
Pois bem, assumamos que se toma essa decisão e que, assim, se acaba com os engarrafamentos na Rua Azurara da Beira, ao mesmo tempo que se melhoram as condições do comércio.
Muito bem! E quais são as consequências?
Bom, o trânsito descendente teria, inevitavelmente, de seguir pela General Humberto Delgado, acedendo ao Largo do Rossio pela Ana de Castro Osório, e ao Largo Dr. Couto pela Rua do Grémio. Só que, pelas suas características, qualquer delas se assume como um estrangulamento. Acresce que a entrada na General Humberto Delgado, junto ao Venâncio, obrigaria a uma manobra de viragem à esquerda, com transito a fluir no sentido contrário, o que, de acordo com os cânones, deve ser evitado.
Há, portanto, sérias consequências.

Vamos então ver:
  1. Será que isto é mesmo um problema?
  2. Será que os actuais constrangimentos justificam que se avance com a solução drástica de um só sentido?
  3. E, a avançar, não seria de optar pelo sentido descendente?
  4. Haverá outras alternativas?

Assim, proponho um workshop brainstorm sobre este tema.
Minhas senhoras, meus senhores, juventude… a palavra é vossa.

2 de julho de 2006

O casamento do jogo

Hoje fui a um casamento o qual nenhum dos presentes conseguirá apagar da memória:



Porque a Igreja da Senhora do Castelo estava lindíssima (parabéns à Santa Casa da Misericórdia)










Porque nunca se comeu tão pouco (ai que dor-de-barriga) e nunca se sofreu tanto numa boda.







Porque estivémos perto de o transformar num velório... mas acabámos com uma rija festa!!!



Ana e Rui, que sejam muito felizes!

28 de junho de 2006

26 de junho de 2006

Fanfarras de Bombeiros

A abrir as comemorações do 77.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mangualde.
Sem favor nem desprimor, posso dizer que entre as presentes - Cantanhede, Fundão, Meda, Palmela, e Póvoa de Varzim - a nossa é uma "fanfarrona"!

Encontro de pintores

(re-republicado)
Uma inovadora iniciativa a marcar o terminus da campanha do GRUMAPA.
Parabéns pela ideia.

24 de junho de 2006

Revolução viária

Mais um troço em construção: Chãs de Tavares - Casais

e lá foram mais uns pinheiritos...

21 de junho de 2006

Amputação

Não sei se houve esboço de arquitecto, projecto de engenheiro e orçamento de medidor...
Não sei se foi acto licenciado ou clandestino...
Não sei se foi acidental ou intencional...
...
O que sei é que isto apareceu assim:
Largo das Carvalhas
...

17 de junho de 2006

GRUMAPA

Hoje foi o grupo Ad Libitum a colaborar na campanha de angariação de fundos a que o GRUMAPA está a proceder.
Tenho bons amigos no Ad Libitum e, sem favor, devo dizer que estão um grupo "a sério".
Pode ouvir um trecho do seu recente álbum se clicar aqui.
Ad Libitum

11 de junho de 2006

Espaços verdes urbanos

A ser verdade que temos na cidade uma "clara carência de espaço verde urbano com qualidade", impõem-se tomar providências.
Que tal comprar nacionalizar municipalizar ocupar a Mata dos Condes?
Seria um espaço verde, sem dúvida. Mas seria urbano? E teria "qualidade"?
Entretanto, ficam aqui alguns dos que temos.
Largo do Rossio (zona a nascente)Largo do Rossio (zona a poente)
Largo Dr. CoutoLargo Dr. Couto
Rua Zeca AfonsoLargo das Carvalhas
Lardo da MisericórdiaLargo Pedro Álvares Cabral

8 de junho de 2006

Dramático


As instalações da Borgstena Textile Portugal Lda, em Nelas, depois de consumidas pelo fogo.
Um drama para muitas famílias da região.

2 de junho de 2006

Édenes

Amiúde, também aqui, apontam-se como exemplo concelhos vizinhos. Municípios putativos onde sucedem coisas maravilhosas que deixam felizes todos os cidadãos; terras de leite e mel; paraísos ferventes de vida.
Fui lá ver.
Embarquei na blogosfera e perscrutei o horizonte. Não foi difícil encontrar sinais dos édenes.
De repente vi-me no Sátão (onde estava esta “pérola”), em São Pedro do Sul e em Vouzela.
Rapidamente desisti da minha viagem e concluí:

Por todo o lado há pessoas com a alma aos gritos que vão aos blogs dar os seus gritos de alma.

27 de maio de 2006

Chafariz

Chafariz Largo Pedro Álvares Cabral
Lembro-me bem deste chafariz, na Av. da Liberdade, ao lado dos Bombeiros. Foi para aqui trasladado, para o Largo Pedro Álvares Cabral, quando se viabilizou uma construção no seu lugar original. Nessa altura, foi-lhe acrescentado um grande lago ovalizado que lhe deu uma outra dimensão.
A ideia não era nada tosca, diga-se. Só que, quem a teve não a realizou (normalmente é assim), tendo vindo a enfermar de dois problemas de monta: a enorme quantidade de água necessária para o encher (cerca de 15.000 litros), e a dificuldade em o manter cheio, pela falta de estanqueidade.
Foi no sentido da resolução destes problemas que agora se interveio. Ao que se pode constatar, parece que com sucesso.

26 de maio de 2006

Falta de água

Aborrecidíssimo com este transtorno, urge agir para que não se volte a repetir.
Assim, serão as condutas de água absolutamente proibidas de romper sem prévia autorização, sob pena de caírem em ilicito disciplinar com o respectivo quadro sancionatório.

23 de maio de 2006

Novo reservatório de água

A conduta adutora já está instalada monte acima.
Temi, embora os técnicos me tivessem sossegado, que o impacto paisagístico fosse dramático.
Felizmente, tal não acontece. Depois de alguns trabalhos de qualificação, ligeiros, não causará nenhum dano significativo, como se pode verificar.

21 de maio de 2006

Variante da Abrunhosa do Mato


Vai ficar bem.
Mas se for possível rasgar a ligação ao Senhor do Calvário, ainda ficará melhor.

12 de maio de 2006

"O" Beira Alta

Muitas e muitas horas se passaram por aqui. Sobretudo no Bar. A bica era excelente, o fino saía bem, e em conversa, rapidamente chegávamos ao acordo: éramos todos do "contra"!
Já então era velho. E, inexoravelmente, foi-se degradando até à completa ruína.
Por isso se saúda o início da reconstrução e a perspectiva de novos residentes no centro da cidade.
O velho Beira-Alta

9 de maio de 2006

Parque eólico

Como muita gente diz por aí, isto é capaz de ser muito bom.
Isto até pode ser capaz de produzir energia eléctrica - e "limpa" - para mais de 40.000 pessoas; isto até pode ser capaz de render mais de 500.000 € anuais em rendas; isto até pode ser capaz de ajudar a reduzir as emissões de CO2; isto até pode ser capaz de diminiuir o desnível da nossa balança comercial; isto até pode ser capaz de ser muito "moderno", muito "jovem", muito "in"...
Pois. Pode ser isto tudo, mas... não me atrai mesmo nada!
Parque eólico da Sra. do Castelo - Mangualde

7 de maio de 2006

3 de maio de 2006

"Zona de Equipamento"

Mangualde no Google Earth
Ora aqui temos, dentro do polígono delimitado a cor-de-rosa, a vasta zona que, paulatinamente, determinados estrategas foram construindo ao longo dos anos, perseguindo a finalidade da "concentração".
Tudo sem PDM e, na minha opinião, mal, conforme defendi perante dois Presidentes da Câmara. Porquê?
Porque o que ali agora temos é uma enorme área desertificada. Sim. Até vou repetir: desertificada!
A fixação de residentes, ainda que em zona periférica, é, por motivos óbvios, francamente desejável.

(Como se depreenderá, o que pintei a verde não tem nada a ver com isto)

1 de maio de 2006

Padre Messias


Merecida homenagem prestada num concerto no Auditório do Centro Paroquial de Mangualde.
"Homem-Festa" lhe chamou o Vigário Geral, e muito bem na minha opinião. A energia, o entusiasmo, a vontade e o fino humor, tudo numa só palavra. Eu acrescentaria: "Património do Concelho"
Parabéns, Padre Messias e obrigado!
Um cheirinho aqui.

Nota negativa para os "sedentos de cultura" mais uma vez ausentes.