2 de julho de 2006

O casamento do jogo

Hoje fui a um casamento o qual nenhum dos presentes conseguirá apagar da memória:



Porque a Igreja da Senhora do Castelo estava lindíssima (parabéns à Santa Casa da Misericórdia)










Porque nunca se comeu tão pouco (ai que dor-de-barriga) e nunca se sofreu tanto numa boda.







Porque estivémos perto de o transformar num velório... mas acabámos com uma rija festa!!!



Ana e Rui, que sejam muito felizes!

28 de junho de 2006

26 de junho de 2006

Fanfarras de Bombeiros

A abrir as comemorações do 77.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mangualde.
Sem favor nem desprimor, posso dizer que entre as presentes - Cantanhede, Fundão, Meda, Palmela, e Póvoa de Varzim - a nossa é uma "fanfarrona"!

Encontro de pintores

(re-republicado)
Uma inovadora iniciativa a marcar o terminus da campanha do GRUMAPA.
Parabéns pela ideia.

24 de junho de 2006

Revolução viária

Mais um troço em construção: Chãs de Tavares - Casais

e lá foram mais uns pinheiritos...

21 de junho de 2006

Amputação

Não sei se houve esboço de arquitecto, projecto de engenheiro e orçamento de medidor...
Não sei se foi acto licenciado ou clandestino...
Não sei se foi acidental ou intencional...
...
O que sei é que isto apareceu assim:
Largo das Carvalhas
...

17 de junho de 2006

GRUMAPA

Hoje foi o grupo Ad Libitum a colaborar na campanha de angariação de fundos a que o GRUMAPA está a proceder.
Tenho bons amigos no Ad Libitum e, sem favor, devo dizer que estão um grupo "a sério".
Pode ouvir um trecho do seu recente álbum se clicar aqui.
Ad Libitum

11 de junho de 2006

Espaços verdes urbanos

A ser verdade que temos na cidade uma "clara carência de espaço verde urbano com qualidade", impõem-se tomar providências.
Que tal comprar nacionalizar municipalizar ocupar a Mata dos Condes?
Seria um espaço verde, sem dúvida. Mas seria urbano? E teria "qualidade"?
Entretanto, ficam aqui alguns dos que temos.
Largo do Rossio (zona a nascente)Largo do Rossio (zona a poente)
Largo Dr. CoutoLargo Dr. Couto
Rua Zeca AfonsoLargo das Carvalhas
Lardo da MisericórdiaLargo Pedro Álvares Cabral

8 de junho de 2006

Dramático


As instalações da Borgstena Textile Portugal Lda, em Nelas, depois de consumidas pelo fogo.
Um drama para muitas famílias da região.

2 de junho de 2006

Édenes

Amiúde, também aqui, apontam-se como exemplo concelhos vizinhos. Municípios putativos onde sucedem coisas maravilhosas que deixam felizes todos os cidadãos; terras de leite e mel; paraísos ferventes de vida.
Fui lá ver.
Embarquei na blogosfera e perscrutei o horizonte. Não foi difícil encontrar sinais dos édenes.
De repente vi-me no Sátão (onde estava esta “pérola”), em São Pedro do Sul e em Vouzela.
Rapidamente desisti da minha viagem e concluí:

Por todo o lado há pessoas com a alma aos gritos que vão aos blogs dar os seus gritos de alma.

27 de maio de 2006

Chafariz

Chafariz Largo Pedro Álvares Cabral
Lembro-me bem deste chafariz, na Av. da Liberdade, ao lado dos Bombeiros. Foi para aqui trasladado, para o Largo Pedro Álvares Cabral, quando se viabilizou uma construção no seu lugar original. Nessa altura, foi-lhe acrescentado um grande lago ovalizado que lhe deu uma outra dimensão.
A ideia não era nada tosca, diga-se. Só que, quem a teve não a realizou (normalmente é assim), tendo vindo a enfermar de dois problemas de monta: a enorme quantidade de água necessária para o encher (cerca de 15.000 litros), e a dificuldade em o manter cheio, pela falta de estanqueidade.
Foi no sentido da resolução destes problemas que agora se interveio. Ao que se pode constatar, parece que com sucesso.

26 de maio de 2006

Falta de água

Aborrecidíssimo com este transtorno, urge agir para que não se volte a repetir.
Assim, serão as condutas de água absolutamente proibidas de romper sem prévia autorização, sob pena de caírem em ilicito disciplinar com o respectivo quadro sancionatório.

23 de maio de 2006

Novo reservatório de água

A conduta adutora já está instalada monte acima.
Temi, embora os técnicos me tivessem sossegado, que o impacto paisagístico fosse dramático.
Felizmente, tal não acontece. Depois de alguns trabalhos de qualificação, ligeiros, não causará nenhum dano significativo, como se pode verificar.

21 de maio de 2006

Variante da Abrunhosa do Mato


Vai ficar bem.
Mas se for possível rasgar a ligação ao Senhor do Calvário, ainda ficará melhor.

12 de maio de 2006

"O" Beira Alta

Muitas e muitas horas se passaram por aqui. Sobretudo no Bar. A bica era excelente, o fino saía bem, e em conversa, rapidamente chegávamos ao acordo: éramos todos do "contra"!
Já então era velho. E, inexoravelmente, foi-se degradando até à completa ruína.
Por isso se saúda o início da reconstrução e a perspectiva de novos residentes no centro da cidade.
O velho Beira-Alta

9 de maio de 2006

Parque eólico

Como muita gente diz por aí, isto é capaz de ser muito bom.
Isto até pode ser capaz de produzir energia eléctrica - e "limpa" - para mais de 40.000 pessoas; isto até pode ser capaz de render mais de 500.000 € anuais em rendas; isto até pode ser capaz de ajudar a reduzir as emissões de CO2; isto até pode ser capaz de diminiuir o desnível da nossa balança comercial; isto até pode ser capaz de ser muito "moderno", muito "jovem", muito "in"...
Pois. Pode ser isto tudo, mas... não me atrai mesmo nada!
Parque eólico da Sra. do Castelo - Mangualde

7 de maio de 2006

3 de maio de 2006

"Zona de Equipamento"

Mangualde no Google Earth
Ora aqui temos, dentro do polígono delimitado a cor-de-rosa, a vasta zona que, paulatinamente, determinados estrategas foram construindo ao longo dos anos, perseguindo a finalidade da "concentração".
Tudo sem PDM e, na minha opinião, mal, conforme defendi perante dois Presidentes da Câmara. Porquê?
Porque o que ali agora temos é uma enorme área desertificada. Sim. Até vou repetir: desertificada!
A fixação de residentes, ainda que em zona periférica, é, por motivos óbvios, francamente desejável.

(Como se depreenderá, o que pintei a verde não tem nada a ver com isto)

1 de maio de 2006

Padre Messias


Merecida homenagem prestada num concerto no Auditório do Centro Paroquial de Mangualde.
"Homem-Festa" lhe chamou o Vigário Geral, e muito bem na minha opinião. A energia, o entusiasmo, a vontade e o fino humor, tudo numa só palavra. Eu acrescentaria: "Património do Concelho"
Parabéns, Padre Messias e obrigado!
Um cheirinho aqui.

Nota negativa para os "sedentos de cultura" mais uma vez ausentes.

29 de abril de 2006

Rotunda 4 (Estação)

Pavimentada a aguardar os arranjos finais .
Mangualde - Rotunda Estação
Sete meses depois de iniciada, a obra da Avenida da Estação está prestes a entrar na segunda fase: estacionamento e passeios.

26 de abril de 2006

Dê Sangue

Crónica de um passeio

25/04/2006.
Levantei-me muito sensibilizado com o discurso do Presidente Aníbal Cavaco Silva apelando ao Pacto para a Inclusão. Aquele imperativo nacional, tão clarividentemente exposto, deixou-me prostrado, tal a dimensão da tarefa que se perfila. Nem a bica no Melro me deixou menos sisudo. Nada!
Meditabundo, resolvi sair desta terra de marginalizados, excluídos e outros perseguidos, e ir “ver mundo”. Peguei no carro – esse insubstituível instrumento de autodeterminação e de exercício da liberdade individual (pese embora a guerra que lhe tem sido movida por uma horda de imbecis que lhe atribuem malefícios que não são dele, mas do combustível que ainda é usado) – e abalei, A25 fora, em direcção ao mar.
Num instante, dei de caras com a Serra do Caramulo. Isto é, costumava ser a Serra do Caramulo. Mas… o recorte não era assim… aquelas coisas lá no cimo… umas torres… muitas torres… enormes… altíssimas… ah! aerogeradores! energia limpa! Ah, sim!
Bom, mas a serra foi-se. Aquela linha de recorte contra o horizonte, tão característica, desapareceu. Disso não há dúvida nenhuma. Uma antena aqui e outra acolá, ainda vá que não vá. Agora assim… Adeus paisagem tradicional. Adeus postais ilustrados. Ah, pois é!
E foi então que a dúvida me assaltou: Não estaremos perante um hediondo crime contra o património paisagístico? Um grosseiro atentado contra o ambiente? É que, para além dos aspectos que já foquei – turístico/paisagísticos – há o problema do ecossistema. Naturalmente devastado, não? A passarada, por exemplo, nem se pode aproximar daquelas coisas, tal o risco de levar uma traulitada das gigantescas pás sempre a girar. Uma coisa tenebrosa. Horrível! Não haverá por aí nenhuma agremiação ecologista que lute pela restauração das condições originais? Nem uma? É certo que eles têm mais o hábito de olhar para baixo, para os leitos dos rios, por exemplo, que é onde se constroem barragens. Mas, caramba, de quando em vez podiam olhar para cima, não?
Então e os autarcas lá do sítio? Que andam a fazer para preservar o património natural do seu concelho? Será que andam - também - iludidos pela “modernidade”? Se calhar andam preocupados em ter o posto de turismo aberto para indicar aos putativos turistas o percurso pedestre apropriado para observar de perto as torres eólicas…

(continua)

14 de abril de 2006

Rotunda "4"

Hoje tive a visita de um conterrâneo emigrado que há muito não vem à sua terra. Por isso, este post é destinado, especialmente, àqueles que, estando longe, aqui vêm, de quando em vez, para rever a sua terra.
Pois este é o ponto da situação da última rotunda da Avenida da Estação, juntinho à Estação do Caminho de Ferro, quase pronta para a pavimentação.
Houve muitos que vaticinaram que não a conseguiríamos fazer. Enganaram-se!

12 de abril de 2006

"Propaganda"

Conhecedor do verdadeiro regabofe que se verificou, no ano transacto, com a apreciação das rubricas de "Publicidade e Propaganda" e "Deslocações e Estadas", incluídas na apresentação da Conta de Gerência da Câmara Municipal, e como se mantiveram os critérios de classificação contabilística das despesas, dei orientações precisas para que fossem distribuídas aos senhores vereadores da oposição as respectivas notas discriminativas elaboradas pelos serviços. E foram!
Todavia, não terão chegado ao órgão informativo, ao contrário das 258 páginas que constituem os dois documentos oficiais.
Mas pronto. Aqui estão:

9 de abril de 2006

6 de abril de 2006

Água

Começaram as obras de construção do novo reservatório de água, no monte da Senhora do Castelo.

O depósito da Cruz da Mata tem uma capacidade de 350 metros cúbicos.
Este terá 2.000 metros cúbicos!
O que quer dizer que vamos sextuplicar a nossa capacidade de armazenamento de água. É obra!

Uma nota para reflexão:
2.000 metros cúbicos representam, aproximadamente, o nosso consumo de água durante um dia.

2 de abril de 2006

Futsal


3 a 3
Não consegui ver a 1ª parte.
A 2ª foi plena de emoção com uma fantástica recuperação até ao empate.
Resultado curto face ao objectivo...

Nota negativa para o público.
Apesar da ampla divulgação, a assistência era escassa. No futebol, como na música, no cinema, etc.
É preciso continuar!

1 de abril de 2006

Confesso...

... que fiquei preocupado com este post. É verdade.
Indaguei: "Quem foi?" Ninguém!
Bom... alguém foi... se não foi daqui...
Telefonei: "Senhor Presidente da Junta, por acaso...?". "Não, nada disso. Teria dito...". "Pois. Era o que eu pensava. OK. Obrigado"
Porra! Mas então...
Fui ver. E vi. Ora cá está:

Pois é verdade. Não está fixado. Está só pousado. Não dava jeito nenhum à obra ali ao lado, e...
Mas, "aproveita-se tudo", não é verdade?

(se a foto original tivesse mais qualidade, ter-me-ia poupado a inquietação)

Nota: Há um caso destes em Mangualde. Em frente aos Bombeiros. Ao que me disseram, a pedido.