7 de maio de 2006

3 de maio de 2006

"Zona de Equipamento"

Mangualde no Google Earth
Ora aqui temos, dentro do polígono delimitado a cor-de-rosa, a vasta zona que, paulatinamente, determinados estrategas foram construindo ao longo dos anos, perseguindo a finalidade da "concentração".
Tudo sem PDM e, na minha opinião, mal, conforme defendi perante dois Presidentes da Câmara. Porquê?
Porque o que ali agora temos é uma enorme área desertificada. Sim. Até vou repetir: desertificada!
A fixação de residentes, ainda que em zona periférica, é, por motivos óbvios, francamente desejável.

(Como se depreenderá, o que pintei a verde não tem nada a ver com isto)

1 de maio de 2006

Padre Messias


Merecida homenagem prestada num concerto no Auditório do Centro Paroquial de Mangualde.
"Homem-Festa" lhe chamou o Vigário Geral, e muito bem na minha opinião. A energia, o entusiasmo, a vontade e o fino humor, tudo numa só palavra. Eu acrescentaria: "Património do Concelho"
Parabéns, Padre Messias e obrigado!
Um cheirinho aqui.

Nota negativa para os "sedentos de cultura" mais uma vez ausentes.

29 de abril de 2006

Rotunda 4 (Estação)

Pavimentada a aguardar os arranjos finais .
Mangualde - Rotunda Estação
Sete meses depois de iniciada, a obra da Avenida da Estação está prestes a entrar na segunda fase: estacionamento e passeios.

26 de abril de 2006

Dê Sangue

Crónica de um passeio

25/04/2006.
Levantei-me muito sensibilizado com o discurso do Presidente Aníbal Cavaco Silva apelando ao Pacto para a Inclusão. Aquele imperativo nacional, tão clarividentemente exposto, deixou-me prostrado, tal a dimensão da tarefa que se perfila. Nem a bica no Melro me deixou menos sisudo. Nada!
Meditabundo, resolvi sair desta terra de marginalizados, excluídos e outros perseguidos, e ir “ver mundo”. Peguei no carro – esse insubstituível instrumento de autodeterminação e de exercício da liberdade individual (pese embora a guerra que lhe tem sido movida por uma horda de imbecis que lhe atribuem malefícios que não são dele, mas do combustível que ainda é usado) – e abalei, A25 fora, em direcção ao mar.
Num instante, dei de caras com a Serra do Caramulo. Isto é, costumava ser a Serra do Caramulo. Mas… o recorte não era assim… aquelas coisas lá no cimo… umas torres… muitas torres… enormes… altíssimas… ah! aerogeradores! energia limpa! Ah, sim!
Bom, mas a serra foi-se. Aquela linha de recorte contra o horizonte, tão característica, desapareceu. Disso não há dúvida nenhuma. Uma antena aqui e outra acolá, ainda vá que não vá. Agora assim… Adeus paisagem tradicional. Adeus postais ilustrados. Ah, pois é!
E foi então que a dúvida me assaltou: Não estaremos perante um hediondo crime contra o património paisagístico? Um grosseiro atentado contra o ambiente? É que, para além dos aspectos que já foquei – turístico/paisagísticos – há o problema do ecossistema. Naturalmente devastado, não? A passarada, por exemplo, nem se pode aproximar daquelas coisas, tal o risco de levar uma traulitada das gigantescas pás sempre a girar. Uma coisa tenebrosa. Horrível! Não haverá por aí nenhuma agremiação ecologista que lute pela restauração das condições originais? Nem uma? É certo que eles têm mais o hábito de olhar para baixo, para os leitos dos rios, por exemplo, que é onde se constroem barragens. Mas, caramba, de quando em vez podiam olhar para cima, não?
Então e os autarcas lá do sítio? Que andam a fazer para preservar o património natural do seu concelho? Será que andam - também - iludidos pela “modernidade”? Se calhar andam preocupados em ter o posto de turismo aberto para indicar aos putativos turistas o percurso pedestre apropriado para observar de perto as torres eólicas…

(continua)

14 de abril de 2006

Rotunda "4"

Hoje tive a visita de um conterrâneo emigrado que há muito não vem à sua terra. Por isso, este post é destinado, especialmente, àqueles que, estando longe, aqui vêm, de quando em vez, para rever a sua terra.
Pois este é o ponto da situação da última rotunda da Avenida da Estação, juntinho à Estação do Caminho de Ferro, quase pronta para a pavimentação.
Houve muitos que vaticinaram que não a conseguiríamos fazer. Enganaram-se!

12 de abril de 2006

"Propaganda"

Conhecedor do verdadeiro regabofe que se verificou, no ano transacto, com a apreciação das rubricas de "Publicidade e Propaganda" e "Deslocações e Estadas", incluídas na apresentação da Conta de Gerência da Câmara Municipal, e como se mantiveram os critérios de classificação contabilística das despesas, dei orientações precisas para que fossem distribuídas aos senhores vereadores da oposição as respectivas notas discriminativas elaboradas pelos serviços. E foram!
Todavia, não terão chegado ao órgão informativo, ao contrário das 258 páginas que constituem os dois documentos oficiais.
Mas pronto. Aqui estão:

9 de abril de 2006

6 de abril de 2006

Água

Começaram as obras de construção do novo reservatório de água, no monte da Senhora do Castelo.

O depósito da Cruz da Mata tem uma capacidade de 350 metros cúbicos.
Este terá 2.000 metros cúbicos!
O que quer dizer que vamos sextuplicar a nossa capacidade de armazenamento de água. É obra!

Uma nota para reflexão:
2.000 metros cúbicos representam, aproximadamente, o nosso consumo de água durante um dia.

2 de abril de 2006

Futsal


3 a 3
Não consegui ver a 1ª parte.
A 2ª foi plena de emoção com uma fantástica recuperação até ao empate.
Resultado curto face ao objectivo...

Nota negativa para o público.
Apesar da ampla divulgação, a assistência era escassa. No futebol, como na música, no cinema, etc.
É preciso continuar!

1 de abril de 2006

Confesso...

... que fiquei preocupado com este post. É verdade.
Indaguei: "Quem foi?" Ninguém!
Bom... alguém foi... se não foi daqui...
Telefonei: "Senhor Presidente da Junta, por acaso...?". "Não, nada disso. Teria dito...". "Pois. Era o que eu pensava. OK. Obrigado"
Porra! Mas então...
Fui ver. E vi. Ora cá está:

Pois é verdade. Não está fixado. Está só pousado. Não dava jeito nenhum à obra ali ao lado, e...
Mas, "aproveita-se tudo", não é verdade?

(se a foto original tivesse mais qualidade, ter-me-ia poupado a inquietação)

Nota: Há um caso destes em Mangualde. Em frente aos Bombeiros. Ao que me disseram, a pedido.

30 de março de 2006

Futsal - Gigantes

O prometido é devido.
Aqui está a divulgação de um importante jogo da equipa de Futsal dos Gigantes, e do apelo ao apoio no Pavilhão Municipal.

Na presente época desportiva, o Concelho de Mangualde tem uma equipa sénior de futsal, a disputar o campeonato mais importante da Associação de Futebol de Viseu.
Inserido na Zona Sul, da 1ª divisão distrital, os Gigantes Sport Mangualde têm efectuado uma excelente temporada para um estreante nesta modalidade.
A uma jornada do términus do seu campeonato, os Gigantes encontram-se na 7ª posição da classificação geral. No entanto, só os 6 primeiros classificados se mantêm automaticamente na 1ª Divisão distrital.
No próximo sábado, os Gigantes receberão a Casa do Benfica de Mortágua que neste momento ocupa a 5ª posição da geral com mais 2 pontos que os mangualdenses.
Este encontro será fundamental e decisivo para as aspirações da equipa representante do concelho de Mangualde, assim como para a equipa de Mortágua.
Num jogo recheado de emoções, o público poderá ser factor decisivo na resolução deste jogo. Por isso, contamos com todos os mangualdenses no apoio à nossa equipa.
Sábado, dia 1 de Abril, aparece pelas 19:00 no Pavilhão Municipal de Mangualde, porque os Gigantes contam com a tua ajuda!!!

28 de março de 2006

Inquérito

Falaram-me desta plantação de árvores na passada quarta-feira, 22/03. Tive curiosidade e fui vê-las "on site".
Aqui estão.
O mais curioso é que do outro lado da estrada, igualmente na via pública, está plantada uma outra árvore, infelizmente não visível na foto (preciso de uma grande angular).
Não sei quem as plantou, nem isso interessa neste momento.

A pergunta é:

Devem crescer onde estão?

24 de março de 2006

Biodiversidade



Apesar da noite tempestuosa, ainda houve um grupo significativo que largou o conforto do sofá...
Gente atenta e interessada pelo que acontece por aqui.

21 de março de 2006

Parque dos Poetas

O Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Mangualde levou a efeito a iniciativa de conciliar as comemorações dos “Dia da Floresta” e “Dia da Poesia”, que ocorrem neste mesmo dia, lançando o interessante projecto do “Parque dos Poetas”.
A escolha do local recaiu no Monte da Senhora do Castelo, tendo sido acauteladas, quer a selecção da espécie vegetal – o carvalho –, quer a localização, no terreno, de cada planta.
Convidadas, as três escolas responderam afirmativamente, desafiando os alunos a participar no concurso “Planta um Poema”. O Rotary Club de Mangualde fez jus aos seus pergaminhos, e assumiu-se como patrocinador.
O alcance está bem à vista.



Aprender...
... e praticar!

17 de março de 2006

Ainda o Sarau

Uma vez que tive várias visitas de alunos da ESFA, aqui estão estão mais duas fotos da actuação das descontraídas Pop Stars, com dedicatória especial a todos os participantes no Sarau.

15 de março de 2006

Para que fique claro

Este blog é de Agnelo Figueiredo, o qual, neste momento, exerce um mandato de vereador da Câmara Municipal de Mangualde.
Neste contexto, pretende ser um espaço de reflexão sobre as problemáticas concelhias, à qual todos os contributos sérios são bem vindos.
Contudo, não é, nem poderia ser, um espaço "oficial" onde o vereador viria esclarecer os munícipes sobre a acção autárquica. Vários constrangimentos se colocariam, fossem eles de índole legal, ou mesmo ética.
Nessa medida, todos os esclarecimentos pretendidos serão prestados, como sempre foram, pelas vias oficiais, que são:
Correspondência dirigida ao vereador;
e
Reuniões da Câmara Municipal (1ª reunião de cada mês)

Qual Fénix...

... eis que, do meio dos escombros desta zona de guerra, qual Bagdad bombardeada, se começa a erguer, corajosa e altiva, alinhada com as suas congéneres já floridas, esta jovem e atrevida magnólia.

14 de março de 2006

Toponímia

A partir de hoje, passei a residir na Rua Cónego Manuel Monteiro.
A mudança não foi pacífica.
A minha mulher preferia continuar a morar na Quinta da Sampaia. Gostos...

12 de março de 2006

11 de março de 2006

Sarau Anual da ESFA - 2006

Foram mais de quatro horas de música, dança, sátiras, rábulas e boa disposição.
Do vasto programa, deixo aqui alguns apontamentos.

Ginástica aeróbica - já uma tradição

"Call Center" da ESFA

Sim à felicidade

Alta costura by Ramiro

Proezas das Animadoras Sociais

Educação sexual na cozinha?

As "Pop Stars" e a não discriminação

À procura de um emprego de professor substituto.

4 de março de 2006

Criticar vs Discutir

Tenho diversos amigos que, passe a redundância, respeito profundamente, e com os quais partilho um objectivo comum: tornar melhor esta nossa terra. Politicamente, situamo-nos em diferentes quadrantes, o mesmo acontecendo ao nível dos partidos da nossa simpatia ou mesmo militância. Contudo, esta questão não tem qualquer importância. De facto, o elemento agregador – a vontade de contribuir para o bem comum – é mais forte que quaisquer daquelas premissas, reduzidas, face à finalidade comum, a meras questiúnculas.
Quero com isto dizer que, partilhando embora o objectivo, divergimos amiúde e profundamente quanto à estratégia, à metodologia, aos meios e às acções a desenvolver em cada momento, no sentido de se ir concretizando aquele objectivo comum.
Por isso, reflectimos, argumentamos e discutimos, quantas vezes de forma vivamente acalorada:

“Fizeste assim, mas acho que fizeste mal. Já viste este problema? E este? O melhor era ter feito assado. Tinha esta vantagem, permitia resolver aquele problema, e evitava aquele inconveniente.”
“Nada disso. Também pensei nisso, mas depois lembrei-me disto e daquilo. Além de que é preciso não esquecer aquele facto. Daí…”
“Mas não achas que é melhor corrigir isto?”
“É uma coisa a pensar. Se for caso disso, pode corrigir-se, mas tenho muitas dúvidas”


Caso bem diferente seria assim:

“Então fizeste isto, hem? Que bacorada. E aquilo? Que cavalada!”
“Mas cavalada porquê?”
“Está mesmo a ver-se. Qualquer tipo percebe. Preocupa-te com o que é estruturante”
“Mas explica lá. Porque é uma cavalada? Dá lá um exemplo de algo que seja estruturante“
“Tu é que tens de saber, ou não chegas lá?”
“Olha, vai bardamerda


É esta a diferença entre discutir e criticar.
As pessoas que se conhecem mutuamente não se criticam.
Discutem os seus pontos de vista. Apresentam alternativas. Argumentam. E não têm que chegar a um consenso. Não é forçoso. O que têm é de fundamentar as suas opiniões, enriquecendo-se mutuamente.
Por isso, a este nível de relacionamento não se pode exigir menos que a argumentação. Não é admissível a crítica simples, a qual resvalará, inexoravelmente, para o ataque pessoal.
Discutir, sim. Nunca é demasiado.
E um blog temático, como este, é um excelente suporte para a discussão...

Agnelo Figueiredo

3 de março de 2006

Água

Apesar de estar aberta, eventualmente para alimentar a central "mini-hídrica",

relativamente a Dezembro,

a barragem já recuperou substancialmente.
Contudo, está ainda longe da cota desejável.

(e assim dou azo a muitos comentários sobre a velha história da "dívida à Câmara de Viseu". Ah! E sobre o aumento do preço do metro cúbico!)