26 de setembro de 2006

24 de setembro de 2006

Sábado em Mangualde


Jornadas Europeias do Património - Conferência "O Património somos nós" e Encontro do Clube de Clássicos Citroen ID/DS

Campeonato Nac. Trial Aventura 4x4-RTP 2006 - DaGas Club de Mangualde e Jornadas Europeias do Património - Concerto dos UMEED

23 de setembro de 2006

Endividamento municipal

O Governo divulgou uma lista com mais 70 câmaras que já não podem recorrer ao crédito .
Dessa lista, repesquei a capacidade de endividamento das que nos são geograficamente mais próximas:

Celorico da Beira, 181%
Fornos de Algodres, 137%
Gouveia, 161%
Guarda, 136%
Moimenta da Beira, 104%
Oliveira de Frades, 107%
Santa Comba Dão, 150%
São Pedro do Sul, 194%
Sátão, 127%
Seia, 164%
Vouzela, 147%

Mangualde teima em não constar!

21 de setembro de 2006

13 de setembro de 2006

Tal como prometido...

... aqui está uma foto de mais uma coisa supérflua (embora ainda lá faltem umas coisitas de pormenor) .

Chafariz do Largo Pedro Álvares Cabral

10 de setembro de 2006

Escultura

Homenagem aos Mangualdenses
Aqui se evocam os homens e as mulheres que, desde tempos imemoriais, com as mãos e a força dos seus braços, trabalhando na terra e na indústria, aqui cresceram, prosperaram e desenvolveram o seu concelho. Aqui se homenageiam as gentes de Mangualde.

8 de setembro de 2006

"Disformes", "ofensivas"...

... e "supérfluas", claro está!




Mas eu, apesar de não perceber nada de arte, não me importava, mesmo mesmo nada, de as ter em Mangualde.

5 de setembro de 2006

Coisa "supérflua"


Encontrei este "pedregulho disforme" lá para os lados da Capital.

É possível que haja quem se sinta ofendido e denegrido pela implantação de tal calhau numa rotunda.
Acredito.

Mas, pela minha parte, tenho pena que não esteja cá.

29 de agosto de 2006

Mais uma...

A ligação Ançada - Bairro da Imaculada Conceição, há muito ansiada pelas populações, está em obra!

Vista para Ançada (à esquerda) e para a Imaculada (à direita)

(É claro que sei bem que isto está tudo mal. Devia ser com separador central, estacionamentos, passeios e não se devia ter abatido nenhuma árvore. E, antes de mais, devia estar pavimentada com betuminoso. Eu sei...)

27 de agosto de 2006

Espectáculo

Olavo Bilac e os Santos & Pecadores terão dado hoje um dos maiores concertos jamais realizados na nossa terra. Na minha opinião, nem o dos Xutos & Pontapés, há uns anos, o terá igualado. Próximo, só, e talvez, o do Hevia.
Ao longo de quase duas horas, Olavo Bilac foi interagindo com a audiência, acabando por conquistar totalmente a multidão presente. Novos e velhos, meninos e meninas, ninguém reagteou aplausos, culminando em verdadeira apoteose no terceiro "encore". Uma nota para a visível satisfação da banda, mutuamente rendida ao público.
Lindo de ouvir e de ver.

21 de agosto de 2006

Foto-reportagem da Feira Medieval de 2006

No Sábado fomos à Feira. Era hora do lanche e a "malta" da ESFA desafiou-me a provar o rancho. Estava uma delícia. Mas, melhor ainda, foi que me disseram que já tinham arrecadado muitos "morabitinos, dinheiros e mealhas". Que bom! Que belo exemplo!
No Domingo voltámos lá. Ao almoço. Comemos no Dias. Depois comprámos uma marmelada (que já estava feita) no Grumapa e bebemos um xiripitim na Cervanense.
Para "esmoer", nada melhor que passear, ver as "montras" e os muitos artistas. E ainda encontrei uma preciosidade: o Licor de Levanta o Pau!
ESFADias
GRUMAPACervanense
AcrobatasLicor de Levanta o Pau

17 de agosto de 2006

A montanha...

Em férias, lendo o meu amigo Mocho, fiquei a saber de um enorme alarido aqui pela nossa terra. Um descomunal alvoroço causado pelo abate indiscriminado de inúmeras árvores ao longo da Avenida da Estação.
É claro que fiquei preocupado. Gosto de árvores. Gosto de plantar árvores. Gosto de as ver crescer. Gosto de as ver embelezar a cidade e o campo. Gosto de as ver servir o Homem. Por isso, sou contra o abate de árvores. Para mim, nenhuma árvore deve ser abatida. Bom, a não ser que seja necessário abatê-la. Nesse caso… Mas tem de haver razões ponderosas. Tem de estar em causa o bem-estar, o progresso, o desenvolvimento, a segurança. Nesse caso, bom, corta-se uma e planta-se outra. Mantém-se o equilíbrio e os vindouros encontrarão algo melhor.
Assim que cheguei, lá fui eu à Avenida da Estação. E…Nada!
Algumas vedações de propriedades particulares e alguns terrenos limpos para continuar os trabalhos. Nada de anormal.

Ó meus senhores…
A Avenida da Estação vai ter estacionamentos (é para isso que lá está o lancil baixinho) e passeios com árvores. Árvores adequadas, bem entendido. E os vindouros agradecerão!

(Já lá vai o tempo em que só se punha o alcatrão…)

30 de julho de 2006

Dia de Festa(s)



Tantas festas num só dia!

Ordem das fotos:

Santa Marta em Cubos

Santa Marta em Santo André

Gala da AMA

(gostei das belas ucranianas de Lviv)

Novamente a EM 595

(nunca é demais)
Para se ter uma ideia da rectificação do traçado.

26 de julho de 2006

Está quase...

... a acabar o incómodo.

E a solução parece-me interessante. "Lombinhas" a fazer a entrada e saída do paralelo! Curioso!