28 de junho de 2006

26 de junho de 2006

Fanfarras de Bombeiros

A abrir as comemorações do 77.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mangualde.
Sem favor nem desprimor, posso dizer que entre as presentes - Cantanhede, Fundão, Meda, Palmela, e Póvoa de Varzim - a nossa é uma "fanfarrona"!

Encontro de pintores

(re-republicado)
Uma inovadora iniciativa a marcar o terminus da campanha do GRUMAPA.
Parabéns pela ideia.

24 de junho de 2006

Revolução viária

Mais um troço em construção: Chãs de Tavares - Casais

e lá foram mais uns pinheiritos...

21 de junho de 2006

Amputação

Não sei se houve esboço de arquitecto, projecto de engenheiro e orçamento de medidor...
Não sei se foi acto licenciado ou clandestino...
Não sei se foi acidental ou intencional...
...
O que sei é que isto apareceu assim:
Largo das Carvalhas
...

17 de junho de 2006

GRUMAPA

Hoje foi o grupo Ad Libitum a colaborar na campanha de angariação de fundos a que o GRUMAPA está a proceder.
Tenho bons amigos no Ad Libitum e, sem favor, devo dizer que estão um grupo "a sério".
Pode ouvir um trecho do seu recente álbum se clicar aqui.
Ad Libitum

11 de junho de 2006

Espaços verdes urbanos

A ser verdade que temos na cidade uma "clara carência de espaço verde urbano com qualidade", impõem-se tomar providências.
Que tal comprar nacionalizar municipalizar ocupar a Mata dos Condes?
Seria um espaço verde, sem dúvida. Mas seria urbano? E teria "qualidade"?
Entretanto, ficam aqui alguns dos que temos.
Largo do Rossio (zona a nascente)Largo do Rossio (zona a poente)
Largo Dr. CoutoLargo Dr. Couto
Rua Zeca AfonsoLargo das Carvalhas
Lardo da MisericórdiaLargo Pedro Álvares Cabral

8 de junho de 2006

Dramático


As instalações da Borgstena Textile Portugal Lda, em Nelas, depois de consumidas pelo fogo.
Um drama para muitas famílias da região.

2 de junho de 2006

Édenes

Amiúde, também aqui, apontam-se como exemplo concelhos vizinhos. Municípios putativos onde sucedem coisas maravilhosas que deixam felizes todos os cidadãos; terras de leite e mel; paraísos ferventes de vida.
Fui lá ver.
Embarquei na blogosfera e perscrutei o horizonte. Não foi difícil encontrar sinais dos édenes.
De repente vi-me no Sátão (onde estava esta “pérola”), em São Pedro do Sul e em Vouzela.
Rapidamente desisti da minha viagem e concluí:

Por todo o lado há pessoas com a alma aos gritos que vão aos blogs dar os seus gritos de alma.

27 de maio de 2006

Chafariz

Chafariz Largo Pedro Álvares Cabral
Lembro-me bem deste chafariz, na Av. da Liberdade, ao lado dos Bombeiros. Foi para aqui trasladado, para o Largo Pedro Álvares Cabral, quando se viabilizou uma construção no seu lugar original. Nessa altura, foi-lhe acrescentado um grande lago ovalizado que lhe deu uma outra dimensão.
A ideia não era nada tosca, diga-se. Só que, quem a teve não a realizou (normalmente é assim), tendo vindo a enfermar de dois problemas de monta: a enorme quantidade de água necessária para o encher (cerca de 15.000 litros), e a dificuldade em o manter cheio, pela falta de estanqueidade.
Foi no sentido da resolução destes problemas que agora se interveio. Ao que se pode constatar, parece que com sucesso.

26 de maio de 2006

Falta de água

Aborrecidíssimo com este transtorno, urge agir para que não se volte a repetir.
Assim, serão as condutas de água absolutamente proibidas de romper sem prévia autorização, sob pena de caírem em ilicito disciplinar com o respectivo quadro sancionatório.

23 de maio de 2006

Novo reservatório de água

A conduta adutora já está instalada monte acima.
Temi, embora os técnicos me tivessem sossegado, que o impacto paisagístico fosse dramático.
Felizmente, tal não acontece. Depois de alguns trabalhos de qualificação, ligeiros, não causará nenhum dano significativo, como se pode verificar.

21 de maio de 2006

Variante da Abrunhosa do Mato


Vai ficar bem.
Mas se for possível rasgar a ligação ao Senhor do Calvário, ainda ficará melhor.

12 de maio de 2006

"O" Beira Alta

Muitas e muitas horas se passaram por aqui. Sobretudo no Bar. A bica era excelente, o fino saía bem, e em conversa, rapidamente chegávamos ao acordo: éramos todos do "contra"!
Já então era velho. E, inexoravelmente, foi-se degradando até à completa ruína.
Por isso se saúda o início da reconstrução e a perspectiva de novos residentes no centro da cidade.
O velho Beira-Alta

9 de maio de 2006

Parque eólico

Como muita gente diz por aí, isto é capaz de ser muito bom.
Isto até pode ser capaz de produzir energia eléctrica - e "limpa" - para mais de 40.000 pessoas; isto até pode ser capaz de render mais de 500.000 € anuais em rendas; isto até pode ser capaz de ajudar a reduzir as emissões de CO2; isto até pode ser capaz de diminiuir o desnível da nossa balança comercial; isto até pode ser capaz de ser muito "moderno", muito "jovem", muito "in"...
Pois. Pode ser isto tudo, mas... não me atrai mesmo nada!
Parque eólico da Sra. do Castelo - Mangualde

7 de maio de 2006