27 de setembro de 2005

Dia Histórico

Sim, é verdade.
HISTÓRICO!
Em reunião da Câmara Municipal foi aprovada a adjudicação da requalificação da Avenida da Estação.
Saúda-se o "sentido de estado" que permitiu que a deliberação fosse tomada pela unanimidade dos presentes, sendo que os vereadores eleitos pelo Partido Socialista estiveram ausentes.
E as obras vão iniciar-se JÁ!
Eis um bom motivo para todos nos regozijarmos.

24 de setembro de 2005

Chefe de Gabinete?

Fonte colocada ao mais alto nível garantiu-me que foi prometido a uma certa personagem, que ocupa o lugar de director de um certo jornal, o lugar de chefe de gabinete do putativo presidente de câmara de um certo município português.

Não sei se deva acreditar, mas é verdade que muitos factos passariam a ter um sentido de intencionalidade...
Mas não! Nem mesmo assim acredito!

22 de setembro de 2005

O Azurara errou

Fui hoje interpelado pelo Dr. João Azevedo a propósito do meu artigo de 17 de Setembro neste blog. Disse-me que alguém lhe tinha levado o texto impresso, que o tinha lido, e que se tinha sentido ofendido pela referência contida no último parágrafo.
Não foi minha intenção macular a imagem do Dr. João Azevedo!
Todavia, tenho a humildade suficiente para reconhecer que outros, neste caso o Dr. João Azevedo, podem interpretar de modo diverso palavras ditas ou escritas com diferente intenção. E, coerentemente, tenho a humildade de me retratar.
Assim, eliminei o último parágrafo do texto original, que mantenho publicado na parte que é, de facto, relevante.

Finalmente, peço ao zeloso leitor que proceda, com este artigo, da mesma forma que com o de 17 de Setembro.

21 de setembro de 2005

Um "FLOP"

Pois é verdade. Um “flop”!
A "PLATAFORMA LOGÍSTICA INTERMODAL DA REGIÃO CENTRO", ideia-chave da candidatura socialista, é um verdadeiro flop.
Porquê?
Porque ESTÁ A SER CONSTRUÍDA NA GUARDA, com o pomposo nome de “plataforma Ibérica”.
Ora leia aqui. E aqui. E ainda aqui. E finalmente aqui.
Está a ver?
Que chatice! E eu que andei a parodiar a plataforma pensando que era “só” uma ideia megalómana.
Ora porra! Não é nada disso. Nem megalómana é. A ideia não passa de puro plágio!
E nem sequer se pode alegar o desconhecimento da iniciativa egitaniense. É que a câmara da Guarda é de maioria SOCIALISTA…
Ora, como é bom de perceber, não vai haver duas “plataformas” assim tão próximas. Nem o Governo, onde o candidato socialista diz ter tanto apoio, o poderá apoiar, já que as influências dos socialistas da guarda também chegam a Lisboa, e até já estão a ser apoiadas.
Quanto aos fundos estruturais europeus ... pois é ... nem ao fundo do túnel!

Conclusão:
A ideia forte da candidatura, a ideia à volta da qual está construído o programa (pelo que li nos jornais locais), é um plágio, e é irrealizável. E, por consequência, se a ideia unificadora é ilusória, o programa não poderá deixar de ser um conjunto de ilusões.
Não havia necessidade...

Espero que não venham dizer que a "nossa" plataforma é que será "a" plataforma. Que terá avião e TGV e etc. e tal. Seria apenas amplificar o disparate.

Fica-me (já a tinha) a dúvida:
A tal, a famosa, análise SWOT de Mangualde, é mesmo de Mangualde, ou será de qualquer outro concelho (ou região) pelo país fora?
Se é mesmo de Mangualde, trata-se de obra fundamental. Uma peça dessas não pode ficar fechada dentro de uma qualquer gaveta. Tem de ser dada a conhecer aos mangualdenses.
A TODOS!

19 de setembro de 2005

A lista sem outdoor

Parece ser incomodativo o facto de não aparecer um outdoor com as fotos dos candidatos à Câmara Municipal de Mangualde pelo PSD.
Não disponho das fotos dos candidatos, mas , ainda assim, vou prestar mais um serviço, esclarecendo os mais distraídos. Assim:
A lista é constituída pelos seguintes efectivos:

1 - Soares Marques
2 - António Silva
3 - Sara Vermelho
4 - Agnelo Figueiredo
5 - Hermínio Monteiro
6 - José de Almeida
7 - Aníbal Maltez

Esta lista não contém nenhum elemento de segunda ou terceira escolha e não integra ninguém que precise de colar a foto para ser reconhecido.
Foi publicamente apresentada e foi publicada nos órgãos de comunicação social.
E chega! Para quê o outdoor? A foto de Soares Marques é ícone bastante para identificar a candidatura. Ou haverá algum interesse oculto, quiçá íntimo, na contemplação das fotos dos outros? A mim não me parece que seja caso para isso.
E há, ainda, um outro problema:
Cada outdoor custa um balúrdio e, ao que ouvi dizer, os meios financeiros dos socialistas serão incomparavelmente superiores aos do PSD. Ainda bem que, a partir de agora, as contas têm de ser apresentadas. Iremos poder conhecer os financiadores, bem como os montantes de despesa por rubrica. E, se a Lei for para cumprir, há penas pesadas para os mandatários financeiros dos prevaricadores.
Mas, com calma, ...

18 de setembro de 2005

Sondagens

Então a sondagem?
Quem é que foi sondado? Só sei de um caso. Há mais?
E os resultados?
Ninguém comenta?
Hummm.....

17 de setembro de 2005

Para reflectir

Aviso:
Este post foge à regra do "Pensar Mangualde"
A questão em discussão não é de âmbito político, antes é sobre questões educacionais, morais e genéticas!

Li isto numa entrevista que o meu colega, pós-graduado em Administração Educacional, e amigo, João Azevedo, deu ao jornal Notícias da Beira, e que, neste particular, era diferente de uma outra que deu ao jornal Renascimento.
É assim:


Tenho uma certeza: possuir tal dinâmica.
Tenho um sonho concretizável: dar aos mangualdenses o Concelho que merecem.
Tenho um remate: Tudo o que assumi até hoje na minha vida, cumpri.
Eu cumpro! E isso ninguém o ignora. Como também não ignoram que o meu pai falecido pai cumpria, que o meu falecido avô cumpria. Esta educação transmite-se na minha família de geração para geração e é o que ensinarei ao meu filho, com orgulho e honra do passado, pois só orgulhando-nos desses princípios, seremos capazes de projectar um futuro para todos condigno.


Acontece que já li e reli, e mantenho a dúvida:
O que lá está escrito é que a transmissão de qualidades (neste caso morais e intelectuais) de geração em geração:
1) Assenta na preocupação por elevados níveis de exigência com a educação?
2) Resulta do património genético herdado dos progenitores?
3) Os dois anteriores?

Fica aqui para reflexão…

PS:
Engraçado!
Talvez por estar a lembrar-me da família Azevedo, veio-me às narinas aquele odor magnífico que se espalhava pelo Largo das Carvalhas quando se torrava o amendoim no armazém Viúva Azevedo & Filhos. Se algum de nós tinha um ou dois tostões – coisa rara – íamos lá comprar um cartucho deles. Era uma festa!
(... eliminado pelo autor ...)

13 de setembro de 2005

Amigo presidente

Andam por aí algumas almas infelizes por terem um presidente amigo, e, pior, por temerem ter que continuar a ter um amigo na presidência, e, cúmulo dos cúmulos, por não suportarem a ideia de um presidente que, mais que presidente, seja um amigo. Que não! Que não querem nada com a amizade, especialmente vinda de presidentes!
Lá terão as suas razões.
Mas ... e se o amigo na presidência for SOCIALISTA?

10 de setembro de 2005

O Expresso

CÂMARAS QUE PODEM MUDAR DE MÃOS
Já não é o que era! Imperdoável!

O jornalista não fez o trabalho de casa e esqueceu-se de pintar de "rosinha" laranja, com os "logosinhos", o espaço correspondente ao Concelho de Mangualde.
Não deu conta da enorme vaga de vontade de mudança que por aqui anda.

Também é verdade que não pintou de amarelo muita coisa ... mas ... mesmo assim...

6 de setembro de 2005

Galardões Municipais

No próximo dia 8, feriado municipal, vai a Câmara proceder à atribuição dos galardões municipais que expressam o reconhecimento colectivo pelo trabalho levado a cabo pelos homenageados.
Andou por aí alguma polémica quanto a alegados "lapsos" no processo de selecção dos homenageados.
Para dissipar qualquer dúvida, fica aqui o texto integral da deliberação aprovada pela Câmara Municipal.

ATRIBUIÇÃO DE GALARDÕES MUNICIPAIS - APROVAÇÃO DAS PROPOSTAS APRESENTADAS PELO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA

Relativamente à atribuição dos Galardões Municipais, o Senhor Presidente da Câmara apresentou as seguintes três propostas:
---- Primeira:
---- "Medalha de Ouro da Cidade de Mangualde
---- Os Galardões Municipais de Mangualde existem para que sejam distinguidos pelos Órgãos Autárquicos competentes na matéria, personalidades, instituições e organizações que tenham prestado serviços de excepcional relevância ao concelho de Mangualde, se tenham notabilizado no domínio da ciência, das artes, do desporto ou da cultura e das actividades de índole profissional ou se tenham distinguido na defesa da causa pública.
---- Criado que está o instrumento legal, importa então agraciar as entidades que se notabilizaram ao longo dos anos e foram cumprindo os desideratos atrás citados.
---- Assim, no momento em que se comemora o 20.º aniversário da ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses e quando passam 30 anos do poder local democrático e tendo em conta os serviços de excepcional relevância prestados ao concelho de Mangualde, proponho que sejam agraciados com a Medalha de Ouro da Cidade de Mangualde, as seguintes personalidades:
---- - Todos os ex-Presidentes da Assembleia Municipal e ex-Presidentes da Câmara eleitos a partir das Eleições Autárquicas de 1976 e que tenham cumprido integralmente o respectivo mandato, não sendo contemplados os que se encontram no exercício de funções autárquicas.
---- Numa diferente dimensão, também ela de enorme relevância, proponho que seja agraciada com a Medalha de Ouro da Cidade de Mangualde a seguinte instituição:
---- - Santa Casa da Misericórdia de Mangualde."
---- Segunda:
---- "Medalha Municipal de Valor e Altruísmo
---- Os Galardões Municipais de Mangualde existem para que sejam distinguidos pelos Órgãos Autárquicos competentes na matéria, personalidades, instituições e organizações que tenham prestado serviços de excepcional relevância ao concelho de Mangualde, se tenham notabilizado no domínio da ciência, das artes, do desporto ou da cultura e das actividades de índole profissional ou se tenham distinguido na defesa da causa pública.
---- Criado que está o instrumento legal, importa então agraciar as entidades que se notabilizaram, ao longo dos anos e foram cumprindo os desideratos atrás citados.
---- Assim, no momento em que se comemora o 20.º aniversário da ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses e quando passam 30 anos do poder local democrático e tendo em conta a determinação e altruísmo com que se distinguiram na defesa da causa pública, proponho que sejam agraciados com a Medalha Municipal de Valor e Altruísmo, as seguintes personalidades:
---- - Todos os ex-Vereadores da Câmara Municipal ex-Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho de Mangualde, eleitos a partir das Eleições Autárquicas de 1976 e que tenham cumprido integralmente o respectivo mandato, não sendo contemplados os que se encontram no exercício de funções autárquicas.
---- Numa diferente dimensão, também ele de enorme relevância, proponho que seja agraciada com a Medalha Municipal de Valor e Altruísmo a seguinte personalidade:
---- Padre Joaquim Lopes dos Santos."
---- Terceira:
---- "Medalha Municipal de Mérito
---- Os Galardões Municipais de Mangualde existem para que sejam distinguidos pelos Órgãos Autárquicos competentes na matéria, personalidades, instituições e organizações que tenham prestado serviços de excepcional relevância ao concelho de Mangualde, se tenham notabilizado no domínio da ciência, das artes, do desporto ou da cultura e das actividades de índole profissional.
---- Criado que está o instrumento legal, importa então agraciar as entidades que se notabilizaram, ao longo dos anos e foram cumprindo os desideratos atrás citados.
---- Assim, proponho que seja agraciada com a Medalha Municipal de Mérito, a seguinte entidade colectiva:
---- - Grupo Cénico e Recreativo de Mangualde."
---- A Câmara deliberou, por unanimidade, concordar com as presentes propostas, sendo ainda de atribuir a Medalha Municipal de Dedicação no seu grau, dourada, prateada e bronze, nas condições definidas no regulamento aos funcionários com respectivamente de 30, 25 e 15 anos efectivo de bom comportamento. As propostas referentes à atribuição da Medalha de Ouro da Cidade de Mangualde e à Medalha Municipal de Mérito deverão ser submetidas à apreciação da Assembleia Municipal.


Agnelo Figueiredo

Sondagem - Resultados

Decisão

Após um período de reflexão, entendi voltar.
A lição está estudada e a conclusão retirada. Baixei a "fasquia"! Já não estou à espera que por aqui se "pense" e se "discuta" em torno de Mangualde.
Mas então porque é que este homem volta, perguntar-se-á.
É que, mesmo sem discussão - argumentação fundamentada - sempre pode este espaço servir para dissipar dúvidas e esclarecer confusões, dando "à estampa", sobretudo, documentos.
E, quando o entender, também opiniões pessoais.
E, como sempre o fiz, para responder, na medida das minhas possibilidades, a questões que entendam colocar-me.
Como sempre, sem ódios, sem ataques pessoais, sem críticas gratuitas.

Um blog, ao contrário do que alguns pensarão, não é uma "conversa de café" em discurso escrito. Um texto escrito transforma-se, inevitavelmente, num documento factual com todas as consequências que daí advêm, o qual foi produzido pelo utilizador a quem às tantas horas do dia x estava atribuído o IP tal do ISP não-sei-o-quê.

Agnelo Figueiredo